A Cabernet Franc não está entre as uvas mais famosas, porém é uma das mais cultivadas em grandes regiões francesas e sua importância no mundo dos vinhos é gigante! Ela também deu origem a castas muito importantes e é uma uva muito versátil, se adaptando muito bem a climas diferentes, originando uma grande variedade de aromas!
A origem dela é indefinida, mas acredita-se que tenha sido no sul da França e tenha se desenvolvido melhor nas regiões de Bordeaux e Vale de Loire.
Se comparar essa uva com a Cabernet Sauvignon, percebe-se que ela tem a casca mais fina, menor acidez, menos taninos e maior intensidade de aromas.
Os vinhos da Cabernet Franc costumam ser de corpo leve a médio e bem frutados, mas tudo depende da vinificação dele!
Agora vamos ver algumas curiosidades sobre essa uva tão importante!
Curiosidades sobre a Cabernet Franc
- É a mãe da Cabernet Sauvignon. Sim, é isso mesmo que você leu! Na década de 1990, foi comprovado através de um exame de DNA que o cruzamento natural das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc originou a famosa Cabernet Sauvignon.
- Ao juntar a Cabernet Franc com as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon nasce o famoso “Corte Bordalês” que celebra a região de Bordeaux, na França.
- Quando a casta é utilizada em cortes com variedades mais robustas, tem o objetivo de acrescentar maciez e aromas ao blend.
- A Cabernet Franc é utilizada em varietais finos e elegantes, porém, atualmente, está mais presente em vinhos de corte das castas Cabernet Sauvignon e Merlot.
- Seus cachos são de tamanho médio e bagos de tamanho pequeno e arredondados.
- É pouco suscetível às doenças que atacam as videiras.
Miolo Single Vineyard Cabernet Franc
Os vinhos de um único vinhedo são o melhor retrato da verdadeira tipicidade do terroir, esta casta faz parte da vitivinicultura brasileira e está sendo resgatada através deste vinho. Um vinho untuoso, de média estrutura, muito equilibrado, com bom volume em boca e acidez refrescante. Possui aromas de frutas em compotas, pimenta preta, as notas de carvalho, onde amadurece durante 12 meses, aparecem complexadas, mas respeitando o caráter frutado desse vinho. Harmoniza com pizzas clássicas, além de carnes vermelhas e charcutaria.
Casa Venturini Cabernet Franc
Esse rótulo apresenta média estrutura de boca, leve adocicado com taninos maduros e macios. Suas notas são florais, de frutas vermelhas e também baunilha. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, massas, risotos, grelhados e charcutaria. Experimente degustar ele acompanhando uma massa de tomate seco.
Marzarotto Plento Cabernet Franc
O Plento Cabernet Franc possui aromas intensos de pimenta preta, frutas vermelhas, menta e especiarias. É igualmente frutado no paladar, seus taninos são persistentes e redondos, bom equilíbrio com a acidez e moderado teor alcoólico, 13%. Amadurece 4 meses em barrica de carvalho francês. Harmoniza com carnes vermelhas, carnes de caça e pizzas.
Amitié Colheitas Cabernet Franc
Este vinho expressa a melhor versão da Cabernet Franc, caracterizada pela viticultura tradicional elaborada na Serra Gaúcha, exibe em sua complexidade a mistura perfeita do frutado com o carvalho. Seus aromas são intensos, trazendo frutas negras, framboesa e especiarias. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas e charcutaria, além de massas e risotos, é claro!
Família Bebber Cabernet Franc
O Sentiero Reserva Cabernet Franc da Família Bebber é um vinho de corpo médio, aroma frutado intenso, framboesa e notas mentoladas. Amadurece 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Harmoniza com carnes vermelhas, principalmente de caça. Que tal experimentá-lo com coelho assado?
Salvattore Cabernet Franc
Um vinho tinto de corpo médio, o Salvattore Cabernet Franc é uma ótima pedida para acompanhar uma tábua de frios. Ele lembra notas de pimenta negra e vermelha, cereja, ameixa, especiarias e baunilha. Teve uma leve passagem por barrica, é delicado e macio, com taninos integrados ao vinho.
Qual das nossas dicas foi a sua preferida? Nos conte aqui nos comentários e deguste um belo vinho dessa casta incrível!