Por Eduarda D’Agostini
Oi gente! Hoje o tema do post é uma das tendências mais inusitadas do mundo dos vinhos: degustar espumantes em taças de vinhos! E para explicar na prática essa tendência iremos falar sobre a belíssima Taça Riedel Veritas Pinot Noir | Champagne Rosé. Isso mesmo! Indicada tanto para vinhos Pinot Noir quanto para espumantes (especialmente os Rosés).
Como o próprio nome já diz, essa taça é ideal para vinhos da variedade Pinot Noir. Os varietais Beaujolais e Nebbiolo também terão uma ótima performance quando degustados nessa taça, assim como os cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas. E os italianos Barolo e seu primo Barbaresco também podem ser perfeitamente degustados nessa maravilhosa taça.
A grande surpresa estará na análise olfativa graças a uma explosão de aromas que, ao mesmo tempo que é intensa, é delicada e sutil, enfatizando a elegância dos varietais específicos indicados para serem degustados nessa taça. Aproveite a super capacidade do bojo de 800ml e com uma pequena dose de 100ml a 150ml de vinho, deixando liberado o restante do espaço interno da taça para que o ar circule ali dentro, perceba como os aromas irão se concentrar e serão entregues ao degustador de maneira que irá facilitar a interpretação das nuances e sutilezas do vinho.
No geral, essa taça é indicada para vinhos elegantes e discretos, com baixa intensidade na coloração, taninos suaves e acidez equilibrada. Coincidência (ou não), características que, em sua grande maioria, também podem ser encontradas em espumantes.
Você sabia que o espumante é um vinho? Pois é, o espumante é um vinho “com gás”. E, por isso, ainda em 2013, a Riedel iniciou algumas oficinas sensoriais para estudar a degustação de espumantes na taça de vinho e como resultado: uma ótima surpresa! Ao ser um vinho, o espumante também apresenta características aromáticas, de sabor e corpo. A taça de vinho proporciona que essas características encontradas no espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional Flute, sejam percebidas em maior evidência.
E então surgiu a tendência de degustar espumantes em taças para vinhos. Graças a essa tendência, ainda em 2014 a Riedel iniciou o desenvolvimento de taças para espumante com formatos não convencionais, ao invés do tradicional modelo estreito, agora as taças apresentam um bojo mais amplo, lembrando taças de vinho.
Porém, essa solução encontrada pela Riedel não foi “suficiente” para todos os tipos de espumantes. E, por isso, para espumantes mais encorpados (normalmente Rosés), a Riedel indica mesmo é degustar na taça de vinhos Pinot Noir, afinal porque inventar uma taça nova se a taça perfeita já existia?
Como tudo nessa vida, existem os prós e os contras… Realmente, servir um espumante em uma taça de vinho irá reduzir a intensidade de seu perlage¹, porém por outro lado os ganhos são grandes. A taça de vinho irá evidenciar os aromas e sabores do espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional flute. E as taças Pinot são ótimas opções para isso, considerando que a maioria dos espumantes é produzida pela uva Pinot Noir.
Taça Riedel Veritas Pinot Noir | Champagne Rosé
Em alguns espumantes realmente a característica principal é o perlage e sua refrescância, no post especial A Taça Ideal: dicas para degustar espumantes aqui no Blog Terroir Boccati, você pode conferir várias dicas para todos os tipos de espumantes. Agora, se o espumante ou champagne em questão for mais encorpado, especialmente do tipo Rosé, sem dúvidas a taça perfeita é a Veritas Pinot Noir!
A Veritas é uma linha com taças mais leves e cristal mais fino, ao mesmo tempo que possui alta resistência a quebras e é adequada para o uso diário em longo prazo. Os técnicos da Riedel cumpriram sua tarefa com excelência, criando uma coleção de taças de vinho para o século 21, elegantes e funcionais. As opções são muitas! O mais legal da Riedel é que você pode testar e escolher a taça que mais se encaixa com o seu perfil e com o tipo de vinhos e espumantes que você mais aprecia.
Curiosidades
- Vinhos da variedade branca Pinot (Blanc, Grigio, Gris) não deverão ser degustados na taça Pinot Noir, a mais indicada é a taça Chardonnay e, como segunda opção, a taça Cabernet / Merlot.
- Outra confusão comum é servir vinhos Pinotage na taça Pinot Noir, porém a mais indicada é a taça Shiraz.
- A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy² branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon.
Se você tem alguma curiosidade ou quer saber algo sobre alguma taça especial da Riedel, não deixe de comentar! Ficarei muito feliz em poder responder. 💖 A Boccati é importadora oficial da Riedel para o Brasil. Conheça a linha completa!
¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.
²Burgundy (inglês): Bourgogne (francês) ou Borgonha (português), é uma região de vinhos francesa que está entre as mais prestigiadas do mundo. Ali se produzem os famosos Pinot Noir da Borgonha, porém outra uva que tem grande produção no local é a Chardonnay, por isso são conhecidos como os vinhos Burgundy branco e Burgundy tinto.