Dica de harmonização com Cabernet Sauvignon e Bife Wellington

por Maria Luiza Krakhecker

 

 

Cabernet Sauvignon: uma das mais famosas uvas tintas!

Resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon origina um dos tipos de vinho mais conhecidos no mundo todo. É uma uva de taninos marcantes, cor mais escura e aromas complexos. Essa casta se adapta em diversos terroirs, tendo características diferentes conforme a mudança dos mesmos.

No dia 29 de agosto é celebrada mundialmente essa uva que tem origem em Bordeaux, sudoeste francês, encontrada em basicamente todo terroir do mundo. Com alguns locais prediletos para dar grandes vinhos com características singulares, a Cabernet Sauvignon é a uva mais plantada no mundo todo, seguida pela Merlot.

Hoje decidimos trazer para vocês um prato sensacional e algumas dicas de vinho desta casta para acompanhar essa deliciosa receita!

Bife Wellington

 

 

Neste clássico dos anos 1960, uma peça do nobre filé mignon é coberta com creme de cogumelos e embrulhada em camadas de presunto cru e massa folhada amanteigada antes de ser assada. Por fora, a massa tem de ficar crocante e dourada, sem sinais do suco da carne, a qual, por sua vez deve estar suculenta e mal passada.

Ingredientes:

  • 1 peça cilíndrica de filé mignon (800 g)
  • 400 g de presunto de parma fatiado
  • 600 g de cogumelos (não dá pra fazer com champignon)
  • 2 colheres de mostarda dijon
  • 1 folha de massa folhada crua
  • 1/2 xícara de azeite
  • 2 gemas de ovo
  • 4 dentes de alho
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

  1. Tempere a peça de carne com alho, pimenta-do-reino e sal.
  2. Em uma frigideira grande, bem quente, sele a peça com o azeite. A frigideira precisa estar muito quente para que a carne sele sem deixar líquido sair da carne.
  3. Pincele com mostarda Dijon com a carne ainda quente e reserve.
  4. Triture os cogumelos e refogue em uma panela em fogo médio até secarem. Não precisa adicionar nada, só os cogumelos triturados (eles soltam muita água). Reserve.
  5. Em um filme plástico grande, posicione as fatias de presunto parma uniformemente lado a lado em duas fileiras, sobrepondo as fatias, deixando sobrar um pouco nas laterais e no comprimento (em relação ao tamanho da carne). Cubra com uma camada do creme de cogumelos refogados já resfriados.
  6. Posicione a peça de carne resfriada sob o parma com os cogumelos e enrole bem apertado.
  7. Coloque no freezer por 15 minutos ou na geladeira por no mínimo 40 minutos.
  8. Abra a massa folhada sobre um filme plástico, retire cuidadosamente o filme plástico da peça de carne enrolada com o presunto parma e cogumelos e enrole na massa.
  9. Aperte bem.
  10. Deixe no freezer por 5 minutos ou na geladeira por 15 minutos. Respeite o tempo de resfriamento da massa folhada antes de ir ao forno. Ela deve estar gelada.
  11. Remova o filme plástico e apare as arestas, deixando a massa ficar lisa e uniforme na peça.
  12. Coloque o rolinho em uma assadeira untada com azeite, com a emenda virada para baixo. Pincele com a gema batida e, se quiser, faça desenhos na massa com a parte de trás de uma faca, polvilhe flocos de flor de sal e folhinhas de tomilho. Leve ao forno pré aquecido a 220º C por 35 minutos.
  13. Após retirar do forno, deixe repousar por 10 minutos antes de abrir. Isso fará com que a carne não solte líquidos, sem riscos de molhar a massa folhada.

 

Deguste a receita com um belo Cabernet Sauvignon. Separamos algumas dicas de vinhos desta casta. Confira:

 

Vinho Aurora Millésime Cabernet Sauvignon

 

 

 

 

 

 

 

Um rótulo de estrutura equilibrada, taninos macios, boa acidez com profundidade e persistência excelentes, dignas de um grande vinho de guarda. O Vinho Aurora Millésime Cabernet Sauvignon possui notas de ameixa, cassis, frutas secas e tabaco, resultado da maturação das uvas e da passagem por 12 meses em carvalho.

“Este é elaborado somente em anos com safras excepcionais, as condições das uvas devem estar perfeitas, são selecionadas e colhidas a mão, buscando manter a alta qualidade do produto.” Garante a nossa sommelier Ângela Lazzarin.

Terrazas de los Andes

 

 

 

 

 

Terrazas de los Andes foi fundada em Mendoza Argentina em 1996. Assim foi criada uma adega pioneira de altitude e alta qualidade. Terrazas nasceu bem no coração de Mendoza em uma restaurada Adega espanhola de 1898 que pertencia a Sotero Arizu um dos pioneiros na produção de vinho na Argentina. No Vinho Terrazas de los Andes Reserva Cabernet Sauvignon predominam notas temperadas, tomilho e pimenta verde em harmonia com intensas notas de cogumelo e fruta negra. Vinho amigável e delicado, em boca, apresenta um final persistente e preciso.

Vinho Amitié Miraflores Reserva Cabernet Sauvignon

 

 

 

 

 

O vinho Amitié Miraflores Reserva Cabernet Sauvignon é uma edição limitada de vinhos harmônicos, equilibrados e elaborados com uvas selecionadas do Valle de Loncomilla, no Maulle, Chile.
Elaborado 100% com a variedade Cabernet Sauvignon, amadurece 4 meses em barrica de carvalho. É um vinho de coloração vermelho rubi com aromas de frutas vermelhas e especiarias. Em boca é seco, boa estrutura com taninos macios e equilibrados.

Vinho Pizzato Reserva Cabernet Sauvignon

 

 

 

 

Um rótulo de bom corpo, persistente, com equilíbrio e frescor. O Vinho Pizzato Reserva Cabernet Sauvignon possui aromas de frutas vermelhas, especiarias, violetas, leve eucalipto, ervas desidratadas e especiarias. Amadurece 12 meses em barris de carvalho americano de 1º e 2º uso.

Possui diversas pontuações:

7/20 pontos – Jancis Robinson Purple (safra 2014)
4/5 estrelas – Decanter Wine Magazine (safra 2014)
Duplo Ouro – Concurso Bruxelas Brasil (safra 2014)

 

Agora que você já tem a receita e dicas de bons rótulos para harmonizar é só colocar a mão na massa e correr no nosso site para garantir o vinho ideal para esta receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *