Confira 5 vinhos indicados pelo Sommelier Denilson Santos

Por Maria Luiza Krakhecker

O cérebro é a fonte de todos os comandos do nosso corpo. É ele quem determina as funções de cada órgão, que define os nossos sentimentos, movimentos voluntários e involuntários. Nossa memória e principalmente o nosso comportamento emocional são ditados por ele. Você sabia que estudos comprovam que o vinho tem diversas propriedades benéficas para o nosso cérebro?

O vinho tinto é rico em um composto chamado resveratrol, substância antioxidante e anti-inflamatória capaz de reduzir o colesterol (LDL) e gerar óxido nitroso, ajudando o sangue a circular pelas artérias do corpo com maior eficiência, melhorando o fluxo de sangue no cérebro.

Um estudo publicado por cientistas italianos em 2014 demonstra que o resveratrol presente no vinho tinto pode ter a capacidade de ajudar a destruir células anormais, prevenir doenças vasculares e ajudar a prevenir distúrbios mentais, como a demência. O estudo também afirma que o resveratrol, sendo um composto multialvo, pode representar uma ferramenta terapêutica eficaz em processos neurodegenerativos relacionados ao envelhecimento. Tá aí a explicação do vinho ser considerado a bebida da longevidade!

Além das substâncias presentes no vinho que nos ajudam a trabalhar o cérebro e prevenir doenças, a prática da degustação ajuda a estimular e desenvolver áreas do cérebro que podem não estar sendo totalmente usadas, envolvendo a memória, discernimento e sensações transmitidas pelo vinho.  Pensando nisso, por que não convidar aquele seu amigo que faz tempo que não encontra para colocar a conversa em dia e desfrutar de uma boa garrafa de vinho?

Nosso sommelier Denilson Santos selecionou excelentes rótulos para você experimentar e testar sua capacidade de sensações transmitidas ao beber diferentes vinhos!

Confira a seleção:

 

Vinho Robert Mondavi Private Selection Rye Barrel Aged Red Blend 

 

 

O interessante deste vinho é que ele amadurece 10 meses em barris de whiskey de centeio. Um vinho encorpado, sedoso, redondo com taninos polidos e final persistente. Possui aromas de groselha, cereja negra, amora com toques tostados, noz-moscada, pão de gengibre e um leve defumado. Esse rótulo harmoniza muito bem com carnes, massas, risotos e legumes grelhados. Por isso, ele acompanha muito bem um pernil assado com legumes!

 

Vinho Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon 

 

 

 

 

Vinho com bom volume em boca, acidez equilibrada e prolongado retrogosto. Aroma frutado com grande complexidade aromática, ressaltando as frutas maduras, cassis, ameixa-preta, mirtilo, bem integradas ao carvalho. Ele amadurece 12 meses em barrica de carvalho francês e americano. Harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas, charcutaria e até mesmo feijoada!

 

Vinho Garbo Potenza Tannat 

 

Esse rótulo é estruturado, com taninos macios, textura sedosa e elegante, com grande persistência, seu retrogosto traz notas aromáticas provenientes de sua maturação. Amadurece 12 meses em barrica de carvalho francês, garantindo notas como café, chocolate e caramelo, em fina harmonia com nuances de frutas maduras e couro, típicas da variedade Tannat. Harmoniza com carnes e charcutaria. Nossa dica é harmonizá-lo com filé ao molho de gorgonzola 

 

Vinho Leone di Venezia Montepulciano 

 

Um rótulo com corpo intenso, acidez equilibrada, taninos presentes e maduros, longa persistência e em boca é vivo. Destaca-se aromas de frutas negras, especiarias variadas em harmonia com carvalho, onde amadurece 14 meses em barricas americanas e francesas. Esse vinho harmoniza muito bem com carnes vermelhas, massas e risotos. Experimente com um risoto caprese!

“Uma vinícola no estilo italiano. O terroir de altitude e a paixão por vinhos tem como resultado um produto único com personalidade, intenso, estruturado e harmonioso. Experimente!” garante a nossa sommelière Ângela Lazzarini.

Pontuações

Medalha de Ouro – Grande Prova de Vinhos do Brasil 19 (safra 2017)
Grande Gold 91,3 – Wine Of Brazil Awards 19 (safra 2017)
Melhor Montepulciano – Guia Adega 17/18 (safra 2016)
Medalha de Ouro – Grande Prova de Vinhos do Brasil 18 (safra 2016)

 

Vinho Portada Lote DFJ Tinto

O vinho português Portada Lote DFJ é encorpado, saboroso e frutado e com final levemente adocicado. Seus aromas são de frutas maduras, como ameixa e groselha. É um corte das uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alicante Bouschet, Castelão, Caladoc, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir. Harmoniza com carnes e sobremesas! Experimente com uma mousse de chocolate!

 

Interessante essas dicas do sommelier Denilson, né? Então clique aqui e garanta seu vinho preferido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *