Ingredientes:
- 400g de spaghetti (capricha na escolha da sua massa, preferencialmente uma grano duro)
- 4 gemas
- 200g de pancetta ou bacon
- 75g de queijo parmesão de boa qualidade ou queijo pecorino
- Sal
- Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
- Em uma panela grande, ferva 4 litros de água, a medida sempre é um litro de água para cada 100g de massa.
- Rale o queijo finamente.
- Retire a pele, corte em cubos e frite a pancetta ou bacon (caso você encontre o guanciale, perfeito!) até soltar grande parte da gordura, faça isso em fogo médio para não queima-lo, indico usar uma frigideira grande para finalizar o spaghetti no mesmo local onde foi frito a pancetta, reserve.
- Quando a água começar a ferver, coloque 40g de sal (o suficiente para que tenha gosto de água do mar), cozinhe a massa conforme orientação do fabricante, se a embalagem pede 9 minutos, cozinhe durante 7, cronometrados! Nos dois últimos minutos iremos finalizar na frigideira.
- Coloque a massa cozida na frigideira com a pancetta e a gordura, acrescente cerca de 80 ml da água do cozimento, misture e deixe esfriar um pouco.
- Adicione a gema com o queijo previamente batidos.
- Volte a frigideira ao fogo e vá mexendo até que a gema espesse a água do macarrão e a gordura, formando um molho cremoso.
- Finalize, com pimenta do reino moída na hora!
Harmonização:
Vinho Corbelli Puglia Primitivo
Vinho da região de Puglia, na Itália. Seu visual é de rubi com reflexos granada. Em aromas, frutas pretas sobre maduras, como groselha e ameixa. Persistência média/alta. Em boca, taninos e acidez redondos, vinho quente ( alcoólico) e com persistência média.
Fonte da Receita: Arquitetando Estilo