O Natal está quase aí e não há nada melhor para os amantes desta data do que planejar o cardápio perfeito para compartilhar com pessoas especiais, seja com a família ou com amigos!
Mas planejar a ceia não é uma tarefa muito fácil, né? Se você ama o Natal tanto quanto nós, já sabe que o anfitrião se dedica muito na hora de planejar cada detalhe dessa noite encantada. Se você estiver planejando realizar a ceia desse ano, seja apenas para a família ou para toda galera, fique aqui nesse post para conferir as melhores dicas de harmonização para impressionar todos os seus convidados!
Surpreenda já na entrada
Para começar essa noite, escolhemos bruschetta com tomate seco. É uma entrada perfeita pois agrada a muitos paladares, já que além de muito saborosa, ela é vegetariana!
Para a sua entrada ficar perfeita, escolhemos o Espumante Amitié Brut, um rótulo fino e elegante, com notas de frutas frescas e agradáveis notas florais, além de bom volume em boca e acidez refrescante.
O Prato Principal
Você sabia que servir peru na ceia de Natal é um símbolo de fartura e de agradecimento? É um animal que tem uma grande quantidade de carne, sendo um prato para alimentar bem a família toda nesta data. Por causa disso, ela representa as conquistas ao longo do ano e a riqueza na mesa. Sendo assim, escolhemos como prato principal da nossa ceia de Natal um peru recheado e com todo esse significado, o prato principal merece um vinho à altura, né?
Escolhemos para acompanhar o prato principal o vinho Damien Martin Bourgogne Pinot Noir.
Esta indicação é perfeita, pois surpreende pela amplitude de aromas, exibe as características típicas e encantadoras dos borgonhas.
Acompanhamento perfeito
Para acompanhar o prato principal, escolhemos um mix de folhas com molho de mostarda e mel. Para fazer o molho, você vai precisar de:
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 2 colheres (sopa) de mostarda
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela e sirva com as folhas de sua preferência. Croutons são bem-vindos nessa salada também!
Para acompanhar a salada, escolhemos um espumante cremoso e elegante, o Casa Valduga Brut Rosé 130 anos. Esse rótulo é expressivo, denotando frutas confitadas e licor de cereja. Ao longo da degustação, as notas de sua maturação revelam amêndoas e brioche.
E a sobremesa?
É claro que uma ceia de Natal dessas pede uma sobremesa incrível para encerrar a noite, e nada melhor que uma Cheesecake de Frutas Vermelhas!
Uma sobremesa clássica e muito saborosa, vai encantar todos ao harmonizar com o Espumante Ponto Nero Live Celebration Moscatel. Ele é leve e frutado. Sua elegante acidez permite um bom equilíbrio com o generoso teor de açúcar. O final de boca é delicadamente doce, remetendo ao aroma frutado. Perfeito para finalizar a sua ceia!
Tem algum prato que vai fazer parte da sua ceia e você quer dica para harmonizar? Nos mande aqui nos comentários que nossos Sommeliers Internacionais te auxiliarão!