por Amanda Costa e Marcelo Weigl
Aqui no Blog Terroir Boccati e no nosso Instagram iremos começar uma série com conteúdos práticos e intuitivos sobre o mundo do vinho! E, para iniciar, vamos falar sobre o espumante Brut e como melhor harmonizá-lo! 🥂🍝
Uma das bebidas mais coringas quando falamos em harmonização. O espumante Brut combina com tudo! E hoje trouxemos alguns exemplos para você ver como é possível harmoniza-lo com vários menus diferentes.
Saladas: essa harmonização varia de acordo com os ingredientes da salada (alface, tomate, cebola crua, pimentão) e dos também dos molhos, mas normalmente um Brut mais leve combina bem, um espumante mais refrescante, sem passagem por carvalho. Um prato de entrada com um espumante de entrada.
Canapés: como são servidos geralmente de entrada, não é indicado um espumante muito encorpado para não matar o paladar para os próximos pratos. Este prato também depende muito dos ingredientes que serão usados. Se o canapé for mais aromático (com ervas por exemplo), a dica é escolher um espumante mais aromático. Se for um canapé mais gorduroso, um espumante menos aromático e com maior acidez.
Entrecot: como é uma carne mais encorpada, costuma ser servida como prato principal, normalmente com algum acompanhamento como legumes cozidos, por exemplo. Nesse caso, podemos harmonizar com um espumante Brut com passagem por em barrica, mais cremoso e estruturado, podendo até ser um Brut Rosé. Uma dica boa é escolher um espumante com bastante perlage, para limpar bem o paladar.
Queijos Leves: os queijos são mais gordurosos, por isso precisam da refrescância, da acidez e do gás carbônico que se encontra no espumante. Aqui é indicado um espumante leve para acompanhar queijos leves, para um não sobrepor o sabor do outro. Os espumantes frutados e florais são os mais indicados, como os espumantes Blanc de Blanc, por exemplo.
Frango: depende muito da forma que for preparado e com o que for acompanhado. Se for uma carne servida apenas frita, um espumante mais leve, se for uma carne servida com molho mais condimentados, um espumante mais encorpado. Se for um molho aromático, um espumante mais aromático também.
Lagosta e Camarão: geralmente frutos do mar são mais salgados, sendo assim necessário um espumante com maior acidez. O camarão costuma ser acompanhado com molhos ou massas, por isso a dica é harmonizar com um espumante mais potente.
Massas com molhos leves: se o molho leve for mais aromático e menos encorpado, o ideal é harmonizar com um espumante mais aromático e menos encorpado. Se o molho for mais gorduroso, harmonizar com um espumante com mais acidez. Se for um molho com carnes, harmonizar com um espumante com mais perlage.
E aí, gostaram? Agora você já sabe como harmonizar com espumante Brut! Fiquem ligados pois logo logo iremos trazer mais dicas de harmonizações! 🥂🥰
Aproveite para conhecer a seleção especial de Espumantes Brut feita por nossos sommeliers!
Amei as dicas. Aguardando mais e mais
Obrigada