Extraia o melhor do Pinot Noir com a taça certa para este vinho!

por Eduarda D’Agostini

Foto: Everson Almeida

Oi gente! Voltei para falar mais um pouquinho sobre as taças Riedel da linha Heart to Heart. Hoje vou falar sobre a taça Heart to Heart Pinot Noir e o efeito que ela proporciona durante a degustação do vinho.

A Pinot Noir é uma das uvas mais difíceis de ser cultivada. É uma variedade sensível, especialmente às variações de clima, porém, apesar de ser uma casta de terroir francês (Velho Mundo), se adaptou muito bem em vários países do Novo Mundo. Hoje podemos encontrar ótimos vinhos Pinot Noir na Argentina, Austrália, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia e, é claro, no Brasil!

Um vinho que prima pela elegância e finesse, o Pinot Noir pode chegar discreto, com sua baixa intensidade de cor, porém quando avançamos para o exame olfativo a surpresa é grande. É um vinho definitivamente complexo, com uma explosão de aromas que, ao mesmo tempo que é intensa, é delicada e sutil, enfatizando a elegância do vinho.

No paladar nos deparamos com taninos suaves, mais uma característica proveniente da delicadeza do Pinot Noir. Sua acidez é ótima e equilibrada. Porém, não pense que por ser um vinho leve, o Pinot Noir é um vinho para iniciantes. Desvendar sua complexidade, especialmente aromática, pode ser difícil até para especialistas. E é aí entra a magia da taça Heart to Heart Pinot Noir!

Sua capacidade de 770ml não é grande para que seja preenchida de vinho e sim para que seja preenchida de ar. Isso mesmo, ar! Com uma pequena dose de 100ml de Pinot Noir, deixamos liberado o restante do espaço interno da taça para que o ar circule ali dentro e, devido ao formato especial do bojo da taça, os aromas irão se concentrar e serão e entregues ao degustador de maneira que irá facilitar a interpretação de suas nuances e sutilezas. Inclusive será possível perceber com maior sensibilidade os aromas primários e secundários.

Os aromas e sabores dos vinhos Pinor Noir são bastante característicos. Especialmente quando jovem, o vinho apresenta caráter frutado e um toque de frutas vermelhas. Destaque para o aroma de café, muitas vezes café torrado, característico dos Pinot Noir do Novo Mundo.

Essa taça é perfeita para vinhos tintos de corpo leve, com alta acidez e tanino moderado. Como o nome já diz, ela é ideal para a variedade Pinot Noir, porém é também indicada para outros vinhos. Os varietais Beaujolais e Nebbiolo terão uma ótima performance quando degustados nessa taça, assim como os cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas.

Não deixe de vivenciar essa experiência incrível. A dica é brincar com vários tipos de taças e poder comparar como cada uma irá entregar o vinho ao nosso paladar. Você irá se surpreender!

Taça Riedel Heart to Heart Pinot Noir

Curiosidades

  • Vinhos da variedade branca Pinot (Blanc, Grigio, Gris) não deverão ser degustados na taça Pinot Noir, a mais indicada é a taça Chardonnay e, como segunda opção, a taça Cabernet / Merlot.
  • Outra confusão comum é servir vinhos Pinotage na taça Pinot Noir, porém a mais indicada é a taça Shiraz.
  • A maioria dos sommeliers, na ausência da taça ideal, costuma servir vinhos Chardonnay em taças Pinot Noir, pois fazem a relação de um Burgundy² branco com um tinto e pensam que para a taça funciona, porém se equivocam. Se não temos a taça para o Chardonnay, então a melhor opção é a Cabernet Sauvignon.
  • A taça Pinot Noir também é ideal para a degustação de espumantes e champanhes. Isso mesmo! A tendência de degustar espumantes em taças de vinho veio para ficar, apesar de reduzir a intensidade do perlage¹, a taça de vinho irá evidenciar os aromas e sabores do espumante, muitas vezes imperceptíveis em taças do modelo tradicional flute. A Pinot é uma ótima opção para isso, considerando que a maioria dos espumantes é produzido pela uva em questão. Faça o teste!

No próximo post irei falar sobre a taça Heart to Heart Oaked Chardonnay. Fiquem ligados!

Conheça a linha completa da Riedel!

¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.

²Burgundy (inglês): Bourgogne (francês) ou Borgonha (português), é uma região de vinhos francesa que está entre as mais prestigiadas do mundo. Ali se produzem os famosos Pinot Noir da Borgonha, porém outra uva que tem grande produção no local é a Chardonnay, por isso são conhecidos como os vinhos Burgundy branco e Burgundy tinto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *