por Eduarda D’Agostini
Oi gente! No último post, quando apresentei a linha Sommeliers Grand Cru, contei um pouco sobre o termo francês Cru e o que ele significa. Além de mencionar que as regiões que consagraram esse termo são Borgonha (Burgundy) e Bordeaux. Vocês já conhecem a Taça Sommeliers Bordeaux Grand Cru da Riedel e hoje vou apresentar para vocês a super Taça Sommeliers Burgundy Grand Cru.
A linha Sommeliers foi a primeira linha de taças para cada tipo de uva do mundo. São maravilhosas taças sopradas produzidas artesanalmente pela Riedel. Unindo o termo Grand Cru à nomenclatura das taças, a Riedel indica que são taças pra vinhos complexos e de alta qualidade, especialmente porque seu tamanho grande irá ajudar a abrir as características dos vinhos nelas servidos, função similar a um decanter.
A taça na versão Burgundy é perfeita para vinhos tintos de corpo leve. Elegantes e discretos, com baixa intensidade na coloração, taninos suaves e acidez equilibrada. A grande surpresa estará na análise olfativa graças a uma explosão de aromas que, ao mesmo tempo que é intensa, é delicada e sutil, enfatizando a elegância dos varietais específicos indicados para essa taça, que irá auxiliar a manter o equilíbrio entre a fragilidade e a alta intensidade da fruta fresca presente no vinho.
A Sommeliers Burgundy Grand Cru é ideal para vinhos Pinot Noir. Vinhos Beaujolais e Nebbiolo também terão uma ótima performance quando degustados nessa taça, assim como os cortes com a predominância de qualquer uma dessas uvas. Os italianos Barolo e seu primo Barbaresco também podem ser perfeitamente degustados nessa maravilhosa taça. Além dos vinhos Franciacorta, Echézeaux, Pommard e Vosne-Romanée.
Desvendar a complexidade desses vinhos, especialmente quando falamos de seus aromas, pode ser uma tarefa difícil até mesmo para especialistas. Mas não se preocupe, com a taça ideal tudo será simplificado. O bojo com a generosa capacidade de 1.050ml permite que o aroma se desenvolva totalmente em seu interior, desde que seja servida uma quantidade ideal para degustação (de 150ml a 200ml), permitindo assim que o vinho “respire” dentro da taça ao entrar em contato com o ar. Os aromas irão se concentrar e serão entregues ao degustador de maneira que irá facilitar sua interpretação das nuances e sutilezas do vinho.
A borda da taça tem um desenho delicado e funcional. Seu formato irá proporcionar que o líquido entre na boca do degustador direcionado aos pontos da língua que irão destacar a doçura do vinho e, ao mesmo tempo, equilibrando perfeitamente a acidez sem enfatizar o álcool. Criando uma degustação perfeita.
E surpreendentemente essa taça também é indicada para espumantes. Já falamos aqui no Blog Terroir Boccati várias vezes sobre a tendência de degustar espumantes em taças de vinho e quem acompanha o nosso conteúdo sabe que a taça mais indicada são as taças Pinot Noir. A Burgundy é uma taça Pinot Noir para vinhos ainda mais complexos, ideais para espumantes complexos, Brut e Brut Rosé Champenoise, Champagne Brut e Brut Rosé, especialmente Champagnes Vintage. Ainda que suavize o perlage¹, os espumantes degustados nessa taça terão evidenciados seus aromas e sabores, imperceptíveis em taças de espumante.
Vinho e espumantes TOP merecem ser servidos em uma taça a sua altura, não deixe de viver essa experiência!
Taça Riedel Riedel Sommeliers Burgundy Grand Cru
Conheça a linha completa da Riedel!
¹Perlage: do francês perle (pérola), refere-se às bolhas presentes nos espumantes, champagnes e frisantes.