por Eduarda D’Agostini
“Boa é a vida, mas melhor é o vinho”, já afirmava Fernando Pessoa, filósofo e poeta português. Mas será que a essência do vinho é a mesma para todos? Nada que degustando não possamos descobrir, mas degustar não é tão simples assim, ou será que é? Pois é, a essência do vinho não deve mesmo ser igual para todos.
Há uma frase anônima que diz: “Um pouco de imaginação multiplica o encanto de beber vinho.” Logo, se a imaginação de cada um é tão peculiar, o gosto por vinhos não pode ser diferente. Cada qual com sua preferência.
No mundo do vinho, os aspectos culturais têm grande importância. Napoleão Bonaparte, figura histórica, já dizia: “Sem vinho, sem soldados”, ilustrando sua paixão pela bebida. Mas, no quesito cultura, a mais bela frase diz: “As águas separam os povos do mundo, o vinho os une.” (Anônimo).
Se o vinho une o mundo, podemos ver na evolução dos povos a criação de provérbios e ditados que, a quilômetros de distância, acabam sempre falando de vinho, relacionando-o com os mais diversos temas. Um provérbio vêneto diz: “O vinho é inimigo do homem. Quem foge diante do inimigo é um covarde.”
Já os mais famosos são os franceses, e existem milhares deles. “Deus não quis que o nobre vinho se perdesse. Por isso, não nos deu apenas a vinha, como também a devida sede.” (Provérbio francês).
E, talvez, o mais conveniente ditado popular seja: “Nada pode ser mais frequente que uma taça de vinho ocasional.”
Dentro da categoria vinho, temos o famoso Champagne, que para os apaixonados, é ainda mais “apaixonante”. Paul Claudel, diplomata e dramaturgo francês e apaixonado por Champagne, dizia com toda sua formalidade: “Senhores, nos poucos instantes que nos sobram entre a crise e a catástrofe, devemos beber uma taça de Champagne.”
Falando agora de maturidade, sabemos que muitos vinhos melhoram com o tempo, mas, do ponto de vista dos enófilos, também melhoramos. Os ditos anônimos são clássicos: “Com o passar dos vinhos, os anos ficam melhores.”; “O vinho melhora com a idade. Quanto mais velho fico, mais aprecio o doce néctar.” Esta última frase ainda faz uma referência ao envelhecimento do vinho.
Acima você conferiu a apresentação da seção Vinho em Essência, do livro Enogastronomia, da Coleção Enogastronômica Boccati. Fique atendo aos próximos posts e conheça vários poemas e frases que traduzem a paixão pelo mundo do vinho e da gastronomia!
Acompanhe os posts da categoria Coleção Enogastronômica e disfrute de conteúdos exclusivos que estão disponíveis somente nos livros da coleção. 🍷❤
Fonte: Enogastronomia: o Mundo do Vinho e da Gastronomia visto pelos olhos de seus maiores admiradores.