O Pêra-Manca é um dos vinhos ícones de Portugal. Tão antigo que sua história remonta à Idade Média.
Alguns ingredientes únicos tornaram a receita deste tinto tão excepcional, entre eles a lenda que liga o nome aos frades do Convento de Espinheiro, em Évora. Nos séculos XV e XVI, eles foram donos de vinhedos localizados em um lugar montanhoso com pedras soltas que se mexiam com facilidade, (“pedras mancas”). Daí nasceu o nome Pêra-Manca.
Os vinhos deste local ficaram tão famosos que, reza a lenda, Pedro Álvares Cabral trouxe diversos barris na expedição às Índias Ocidentais que culminou com o descobrimento do Brasil. Inclusive, em uma de suas cartas, Pero Vaz de Caminha cita esses vinhos compartilhados com os índios: “Alguns deles traziam arcos e setas; e deram tudo em troca de carapuças e por qualquer coisa que lhes davam. Comiam conosco do que lhes dávamos, e alguns deles bebiam vinho”. Após algumas trocas de donos, o local onde é produzido o vinho é propriedade da Adega Cartuxa- Fundação Eugênio de Almeida, que passou a produzir este rótulo no ano de 1990.
O segundo ingrediente que torna a “receita” do Pêra-Manca única é o fato do tinto ser produzido apenas quando a safra do ano é considerada excepcional. Em média, ele leva quatro anos para ficar pronto, a safra de 2015, que você encontra na nossa adega, alcançou os exigentes critérios de qualidade entrando para a história das poucas safras utilizadas na produção do vinho.
Uma receita ímpar para um vinho ícone
Para harmonizar com um vinho desta categoria a receita precisa ser tão emblemática quanto. Por isso nossos sommeliers sugeriram uma receita de Costeleta de Cordeiro Grelhada com salada de Lentilhas, Espinafre e Bacon. Elas ficam crocantes por fora e suculentas por dentro. A receita é da chef Clo Dimet.
INGREDIENTES
- 1,5 kg costeleta de cordeiro
- 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
- 3 xícaras (chá) de lentilha
- 3 folhas de louro
- 1 cebola inteira descascada
- 12 colheres (sopa) de azeite
- 50 g de bacon em cubos
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
1. Numa panela, coloque a lentilha e cubra com água. Junte a cebola, as folhas de louro e uma pitada de sal. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Retire a cebola e o louro e escorra a água. Transfira a lentilha para uma tigela e tempere com 3 colheres (sopa) de azeite. Reserve.
2. Leve ao fogo alto uma frigideira grande com 6 colheres (sopa) de azeite. Quando aquecer, acrescente os cubinhos de bacon e deixe dourar. Em seguida, adicione as nozes, o vinagre balsâmico e as folhas de espinafre e misture.
3. Adicione à frigideira as lentilhas cozidas, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Reserve.
4. Com uma faca afiada, limpe o cordeiro e divida em porções, cortando entre os ossos a cada duas costeletas. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
5. Leve uma frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite ao fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque as costeletas e doure por cerca de 2 minutos de cada lado.
6. Para a montagem: no centro de cada prato, coloque um pouco de salada e disponha por cima 3 costeletas duplas.
Autor: Panelinha
Tempo de preparo: Até 1h
Serve: Até 4 porções
Prepare os ingredientes, garanta seu Pêra-Manca aqui na Boccati e mãos à obra!