Semana do Vinho Brasileiro, saiba por que essa data é tão especial!

Olá, querido leitor!

Hoje vim falar um pouco da história do vinho no Brasil! E sabe por quê? Porque todo primeiro domingo de junho é considerado o Dia do Vinho Brasileiro!!!

 

As primeiras videiras do Brasil foram trazidas pela expedição colonizadora em 1532. Brás Cubas, fundador da cidade de Santos, é, reconhecidamente, o primeiro a cultivar a vinha em nossas terras. Sim, é isso mesmo eu você leu: Brás Cubas foi quem iniciou o cultivo de videiras no Brasil!! Porém, só em torno de 1875, iniciou o grande crescimento da vitivinicultura gaúcha, e foi graças à chegada da colonização italiana!!

Os italianos traziam na bagagem além das cepas de uva europeias da região de Vêneto, o hábito do consumo do vinho como um alimento, e o ainda chamado espírito vitivinícola. Assim sendo, os italianos passaram a plantar videiras para fabricar o vinho, porém, com o passar do tempo, as cepas começaram a morrer por conta de doenças fúngicas ☹

A força italiana e a vontade de manter sua tradição permitiram aos imigrantes que encontrassem uma cultiva que se adaptasse a região, e ainda bem que eles não desistiram, não é mesmo?

Se quiser saber um pouco mais sobre A História do Vinho no Brasil, o sommelier Rodrigo Webber deixou de legado um post muito legal sobre isso!

 

Vou mencionar agora alguns fatos beeeem interessantes sobre o vinho brasileiro e também alguns dados para vocês verem a dimensão do crescimento que o nosso vinho teve na pandemia, que foi quando a população brasileira abriu as portas para o vinho nacional e se surpreendeu positivamente!

 

  • O número de apreciadores de vinhos no Brasil cresceu de 22 milhões em 2010 para 39 milhões em 2020, segundo dados da Wine Inteligence. Ou seja, foram cerca de 17 milhões de novos consumidores que passaram a degustar a bebida com maior regularidade.
  • Com o aumento da procura pelo vinho fino brasileiro, as vendas avançaram 76%, fato inédito na última década, chegando aos 28 milhões de litros comercializados!!!! É bastante coisa!!
  • O consumo de vinho no Brasil bateu os 2 litros per capta em 2020 e fechou dezembro em 2,78 litros! Já esse ano, o consumo está em 2,4 litros per capta.
  • É comprovado que o vinho produzido na Serra Gaúcha é o segundo no mundo com a maior quantidade de resveratrol, poderoso antioxidante e anti-inflamatório!!! (Ótimo agora no inverno, não é mesmo?)
  • O vinho brasileiro é marcante por sua acidez, e a acidez é uma das coisas mais importantes para os vinhos, principalmente na hora de harmonizar, combinando com a gordura das carnes, com o leve azedinho dos molhos e os melhores dos acompanhamentos.

O Brasil vitivinícola tem mostrado grande crescimento ao longo dos anos e esperamos que essa ascensão no mercado não seja passageira, afinal, enófilos como nós desejamos que cada vez mais as pessoas se interessem por vinhos e seus encantos, principalmente se forem de nosso terroir <3

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do nosso vinho, que tal escolher um bom rótulo para celebrar esta data? Acesse nossa seleção especial e aproveite

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *