por Eduarda D’Agostini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 02 – Inverno)
Famosa pela trágica história de amor entre Romeu e Julieta, Verona tornou-se a quarta cidade mais visitada na Itália e a segunda na região do Vêneto, onde está localizada. Com essa fama ganhou apelidos como “A Cidade dos Apaixonados”, “A Cidade do Amor Eterno”, entre outros, porém, apesar da ficção romântica, a cidade é cheia de história genuína.
Uma das cidades mais interessantes da Itália, cercada por morros e cortada pelo rio Adige. Em Verona os palácios ilustram sua trajetória de riqueza e poder, são dois mil anos de história em uma área com pouco mais de 200km².
Numerosas são as faces da esplêndida cidade de Verona, que preserva monumentos de épocas muito distintas, desde sua origem romana até seu esplendor renascentista. Sua história é evidenciada por elementos pertencentes a diferentes períodos que integram-se harmoniosamente em seu centro histórico por onde passa naturalmente o meandro do rio Adige: são vestígios romanos por toda a cidade, suas ruas medievais e belos palácios.
Amor
Mas onde podemos encontrar então o tal do romantismo de Verona?
Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remete à antiguidade. São muitas as versões que existiram na Europa, até que, no final do século XVI, Shakespeare a transformou em uma obra imortal e Verona na cidade do amor. Desde então, a história tem sido adaptada nos infinitos campos artísticos: teatros, filmes, músicas, poesias, pinturas. Talvez seja a peça mais transportada para as estruturas cinematográficas de todos os tempos. A primeira versão foi em 1916 e a mais recente, intitulada “Branagh Theatre Live: Romeo and Juliet”, foi lançada em 2016.
A história de amor eterno reviveu quando Hollywood foi a Verona para filmar “Cartas para Julieta”, mostrando como é hoje o encanto dos turistas com o clima de amor na cidade. O palco protagonista é a Casa de Julieta, localizada no centro histórico de Verona. Aí é possível encontrar centenas de mensagens de amor e casais apaixonados. Visitantes de todo o mundo admirando a varanda de Julieta e tirando fotos com sua estátua de bronze, na esperança de ter sorte no amor.
Vários eventos importantes relacionados ao amor ter lugar em Verona: Shakespeare Festival, o Festival de Cinema “Telas de Amor” e uma comemoração à parte no dia dos namorados. Verona celebra o dia de São Valentim em grande estilo, de 13 a 15 de fevereiro a cidade entra em festa e ainda oferece algumas visitas gratuitas e outros descontos especiais para casais.
Se der tempo não deixe de visitar os jardins de Giusti, são lindos! E se estiver acompanhado, desafie com seu parceiro a lenda desse jardim, que diz que um casal separado no labirinto que voltar a se encontrar será feliz para sempre!
Desbravando Verona
Um meandro do rio Adige divide o centro histórico de Verona em duas partes…
O Castelvecchio é o mais espetacular prédio medieval de Verona. A sua frente encontra-se a Ponte Castelvecchio e, ao cruza-la, vale a pena desfrutar sua arquitetura e a vista que ela proporciona.
Ponte Pietra e colina de San Pietro
A Ponte Pietra é um símbolo da história de Verona. Ao cruza-la é possível chegar à colina de San Pietro, onde encontram-se o antigo Teatro Romano e o Castel San Pietro, cujo mirador nos presenteia com a melhor vista da cidade.
Torre dei Lamberti
Para entrar no centro da cidade não deixe de ir pela popular e elegante Via Giuseppe Mazzini. Logo você chegará na Piazza delle Erbe –o coração vibrante de Verona. Aqui encontra-se o ponto mais alto da cidade: a Torre dei Lamberti, de onde se pode ter uma vista 360° do centro histórico.
Piazza Bra
Com tradicionais restaurantes e cafés, a charmosa Piazza Bra é o hall de entrada do centro histórico de Verona. Parece incrível que no meio dessa praça possa ter dito monumento, mas aí mesmo destaca-se o imponente anfiteatro romano Arena di Verona, ícone da cidade e palco do Festival de Verona, que ocorre no verão europeu com apresentações de ópera e teatro.
E muito vinho!
Mas o encanto de Verona não se limita a suas igrejas, palácios e pontes, ou a seu clima romântico. Além dos belos vinhos da Itália e em especial os Valpolicella de Verona, uma vez por ano o vinho ganha mais espaço na cidade, isso porque ele é o tema principal da feira Vinitaly. O clima da cidade é incrível, a movimentação, os eventos acontecendo por toda parte, os restaurantes com menus especiais e as vitrines das lojas todas temáticas com decoração de vinho, é demais!
Os vinhos da Itália
A Itália sempre será um dos produtores de vinhos mais aplaudidos do mundo por suas famosas regiões de Toscana (Brunellos di Montalcino e Super Toscanos) e de Piemonte (Barolos e Barbarescos). Outra região de destaque é o Vêneto, o maior produtor e principal exportador de vinhos do país, além de ser a terra natal do espumante Prosecco e abrigar também a região de Valpolicella.
“Valpolicella é uma zona vitivinícola de Verona, cujo nome significa “vale de muitas adegas”, e que produz um vinho de grande fama mundial: o Amarone della Valpolicella. A produção de um Amarone requer o apassimento das uvas que compõem seu corte – normalmente Corvina, Rondinella, Molinara, Rossignola, Negrara, Barbera e Sangiovese. Outros vinhos com grande destaque na região são os Valpolicella Classico, Valpolicella Ripasso e Recioto dela Valpolicella”. – palavras do nosso sommelier Jylson Carvalho.
Vinitaly
Maior exposição internacional de vinhos e destilados do mundo, a Vinitaly é uma feira que ocorre anualmente na cidade de Verona. Na sua última edição, 15 a 18/04 de 2018, foram 128 mil visitantes de 143 países e 4.380 expositores de 36 países. Nessa feira os vinhos da Itália são evidenciados, separados por grandes pavilhões, um para cada região, mostrando o que cada terroir italiano pode oferecer de melhor. Também são expostos alguns vinhos de outros países e cervejas.
Ainda há os eventos-irmãos Sol & Agri e Enolitech:
- Sol & Agri: exposição internacional de comida de qualidade. Um evento interativo com shows de culinária, treinamentos e degustações.
- Enolitech: tecnologia inovadora aplicada ao setor de vinho e óleo.
O objetivo claramente declarado da feira é ser uma ferramenta de negócios vital para as empresas do setor. É claro que muitos visitantes vão a negócios e muitos vão apenas para apreciar o mundo dos vinhos. Para esse segundo grupo há uma outra oportunidade especial.
Vinitaly and the City
Sob a marca Vinitaly, o grande evento Vinitaly and the City leva o vinho até a cidade. Criado para os amantes do vinho, o programa oferece uma emocionante mistura de vinho e comida, cultura e entretenimento.
São quatro dias de eventos que ocorrem nas praças do centro histórico de Verona. Cada praça representa uma região italiana e elas estão ligadas por uma rota, onde o participante leva seu “passaporte do vinho” para ser carimbado em cada parada. O programa inclui degustações de vinhos e alimentos, além de um calendário de degustações guiadas, encontros culturais e apresentações musicais.
Mas, como prometido, irei falar também sobre a cidade de Milão. Confira no post 2!