por Eduarda D’Agostini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 02 – Inverno)
Para aproveitar melhor a viagem…
O bom da Itália, e da Europa em geral, é que tudo é tão pertinho que a possibilidade de emendar uma viagem na outra é bastante grande. Pode ser no mesmo país ou até em países vizinhos. Preparei algumas dicas de locais próximos à Verona para aproveitar alguns dias extras na Itália!
Milão
160km ao Oeste, 2h10 de carro ou 1h15 em trem (média)
Milão, uma das capitais mundiais da moda. A “cidade das compras” com suas infinitas lojas de luxo e a glamorosa Galleria Vittorio Emanuele II, mais conhecida como o Salão de Milão. Além é claro do famoso Salão do Móvel, Isaloni. Um destino para quem gosta de moda e design. Mas será que é só isso?
Localizada na região da Lombardia, Milão se orgulha de ser a maior cidade industrial da Itália. Um cenário que é ao mesmo tempo sofisticado e cosmopolita, uma mescla da vanguarda com o tradicional, um contraste incrível.
Uma viagem a Milão nos permite mergulhar em sua história e atrações turísticas: belas igrejas, museus, galerias, castelos, parques e jardins públicos, um legado incomparável de arte e cultura, bares, festas e eventos e uma gastronomia rica em massas, sabores mediterrâneos e ótimos vinhos.
Meu destaque pessoal vai para duas deliciosas lojas de vinhos e delicatessen: a famosa Eataly e a Peck. Sem dúvida um passeio imperdível para os amantes da enogastronomia. São lojas tradicionais com ótimos produtos, alimentos frescos, os mais diversos vinhos e aqueles raros também. Vale a pena!
No caminho para Milão são várias as opções de parada na região da Lombardia. Visitar o Lago di Garda é quase obrigatório! E se der tempo ainda tem Bréscia, Bérgamo, Monza, Gorgonzola e tantas outras. O que importa é aproveitar a viagem ao máximo, mas mesmo assim sempre deixar alguma coisinha para fazer na próxima visita.
Modena
110km ao Sul, 1h20 de carro ou 1h30 em trem (média)
Tive a oportunidade de conhecer a terra do Aceto Balsâmico. Se passar por aí, vale o passeio! A visita ao museu é muito interessante, aprendemos com italianos tradicionais a verdadeira história e processo de fabricação desse ótimo produto, indispensável na mesa dos apreciadores da boa gastronomia.
Veneza
120km ao Leste, 1h20 de carro ou 1h10 em trem (média)
Veneza, a capital do Vêneto, um dos destinos turísticos mais importantes e belos do mundo por sua arquitetura singular, além de seu rico patrimônio cultural, musical e artístico. E ainda deixando um pouco de lado a tradicional gastronomia italiana, em Veneza o forte são os peixes e mariscos. Sempre acompanhado de um bom vinho. Da concorrida Piazza San Marco aos becos mágicos com belíssimos pátios; da Ponte Rialto aos canais povoados de gôndolas e do azul do céu às águas cor de esmeralda somos levados pelo instinto de Veneza.