A época mais deliciosa do ano chegou e está na hora de preparar os pratos especiais que não podem faltar na Ceia de Natal. Para realçar o sabor da comida e o jantar ficar ainda mais requintado é importante harmonizar cada prato com um vinho ou espumante ideal. Então, antes de ir às compras anote a nossa dica de menu:
- Entrada: Cestinha de massa folhada recheada com ricota e nozes;
- Acompanhamento: Arroz de champanhe com damascos;
- Prato principal: Lombo recheado com damasco e Peru de Natal com Tiras de bacon;
- Sobremesas: Panetone e Tiramisu.
Com este cardápio temos certeza que você irá arrasar entre os convidados da sua Ceia, são pratos requintados, porém de fácil execução. Abaixo, confira as dicas da nossa sommèliere internacional Ângela Lazzarini de como harmonizar cada prato com o vinho e espumante ideal.
Para iniciar a Ceia em grande estilo
Preparar o jantar pode levar um bom tempo, sendo assim, enquanto o prato principal não fica pronto, é de bom tom oferecer aos convidados alguma entrada para irem saboreando, nossa dica é uma cestinha de massa folhada recheada com ricota e nozes.
Para uma noite quente uma salada refrescante
Que tal inovar e trocar o tradicional mix de folhas por uma Salada de manga com peito de peru defumado? Para temperar a nossa dica é um molho rosé. Para harmonizar com a entrada e a salada o ideal é optar por um Espumante:
- Casa Valduga Brut Rosé 130 anos – Elaborado pelo método Champonoise e maturado em caves subterrâneas, este Valduga 130 Rosé é sofisticado e com coloração elegante, possui perlage fino e duradouro, seu paladar é fresco, com acidez vibrante e excelente retrogosto. Uma ótima pedida para estes pratos de entrada.
Esta harmonização fará seus convidados pedirem para repetir.
Acompanhamento de dar água na boca
Arroz de champanhe com damascos é a receita perfeita para quem deseja impressionar os convidados com um acompanhamento pouco convencional, mas rico em sabores e texturas. Para experimentar este prato a dica é escolher um espumante por “similaridade”, que consiste em características semelhantes do prato e do vinho:
- Champagne Taittinger Réserve Brut– elaborado com as uvas permitidas (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier) é harmônico e equilibrado, ótima acidez e bom volume em boca que deriva de seu tempo de autólise.
A estrela da noite: peru recheado
Após tantas receitas diferenciadas, o prato principal não pode deixar a desejar, né? Ele precisa ser tão especial quanto os demais que compõem o seu menu. O Peru de Natal será a estrela da noite, pois além de ser recheado com laranjas e ervas finas, é coberto por finas tiras de bacon.
Com este truque ele ficará crocante e com uma combinação de sabores inesquecível. A harmonização ideal será com vinho tinto seco:
- Vinho Damien Martin Bourgogne Pinot Noir– Pinot Noir da Borgonha, com coloração vermelho rubi bastante intenso e aromas frutados, seu equilíbrio é perfeito, acidez na medida certa e taninos sedosos, harmonizará perfeitamente com a ave natalina e também com o pernil.
Sobremesas ideais para um gran finale
Após todos esses pratos pensados para sua Ceia ficar na memória dos convidados é preciso que as sobremesas estejam à altura. A primeira opção é tão tradicional que seria um crime ela não estar na sua mesa:
- Panetone: o Panettone Com Amaretto e Chocolate Virginia é para quem deseja uma opção refinada, com sabor suave e marcante de uma história que iniciou em 1860.
- Tiramisù: a clássica sobremesa italiana a base de queijo mascarpone, encerra com chave de ouro o cardápio requintado da Ceia de Natal.
Perfeitas para o nosso clima tropical, essas sobremesas irão harmonizar perfeitamente com:
- Espumante Acquesi Asti– Legítimo Asti do Piemonte, elaborado da uva moscato bianco, mostra bastante aromas florais e frutas, seu perlage é fino e persistente e possui doçura na medida certa, é um fantástico espumante de sobremesa.Quer mais opções de espumantes para incrementar sua ceia? Então clique aqui e escolha entre nossos melhores rótulos!