Por Caiani Lopes
Estamos no mês em que é celebrada a uva Malbec, por isso, hoje trouxemos um post especial contando tudo sobre esta casta e por que você deve experimentar vinhos produzidos com ela. A variedade surgiu na França, cultivada em Cahors e Bordeaux, mas migrou para a Argentina e acabou dominando os terroirs dos nosso hermanos. Com ela os vinhos tintos são mais famosos, no entanto ela gera outros tipos como os rosés, espumantes e até de sobremesa.
A história da chegada dela na América do Sul está ligada a algo ruim, a uma praga capaz de dizimar vinhedos. A Phylloxera, ou Filoxera, foi uma pandemia que aterrorizou os parreirais no século XIX. As raízes das videiras foram sugadas por um pulgão, com isso, houve espaço para que fungos entrassem na planta e apodrecessem suas raízes. A partir desta praga, que se consolidou no país, o argentino Domingo Sarmiento pediu ao enólogo Michel Aimé Pouget que levasse algumas mudas de videiras para serem cultivadas em território argentino. No meio dessas mudas, estava a de Malbec, que se desenvolveu muito bem na região de Mendoza.
Para um bom desenvolvimento a casta precisa estar em áreas de altitude, com muita exposição solar, pouca chuva e grande amplitude térmica. Agora, confira abaixo 5 motivos que farão a Malbec ser a sua uva preferida.
Malbec: vinhos encorpados e frutados
Os bons vinhos produzidos com a uva Malbec devem ser encorpados em nível médio, com mais presença dos taninos e acidez que vai de moderada a alta. Seu aroma é marcado pelas frutas, que remetem às opções negras maduras, como amora e ameixa preta. As especiarias como cravo da índia, baunilha e pimenta também marcam presença, aliadas a nuances florais de violeta. Na taça ele apresenta coloração vermelho rubi escuro, com reflexos. Por serem vinhos potentes, ficam melhores com o envelhecimento em madeira.
Uva Malbec, muito além dos vinhos tintos
Com tanto sucesso conquistado em solo argentino, era de se esperar que os enólogos explorassem todas as possibilidades desta potente uva. Recentemente, alguns produtores estão criando rótulos mais suaves, com menos taninos. Além disso, estão ampliando o portfólio para os rosés e espumantes.
O Malbec rosé apresenta uma boa estrutura de corpo, com aromas que variam de frutas frescas a frutas maduras. Já os vinhos borbulhantes são muito frutados e frescos. Em sua elaboração podem ser utilizados os métodos de fermentação Tradicional ou Charmat.
Ótimos blends de uma uva democrática
É uma uva democrática, pois a Malbec é ótima para ser misturada a outras cepas, técnica conhecida como blend, assemblage ou corte. Esta mistura é feita para intensificar o corpo e criar aromas mais frutados aos vinhos. Na Argentina, geralmente os cortes são feitos com a Cabernet Sauvignon. Na França, a uva faz parte do famoso blend de Bordeaux, ao lado da Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.
Harmonização com Malbec: do churrasco ao molho funghi
Sem dúvidas as carnes dominam as harmonizações quando falamos em Malbec. Não à toa, ele combina muito bem com elas mesmo. Ainda mais ser fora uma parrilha argentina ou nosso famoso churrasco. No entanto esta uva pode nos proporcionar harmonizações que vão além dos clássicos assados. Basta respeitar algumas regrinhas básicas como pratos pesados, com molhos densos ou aromas terrosos e defumados. Risoto de funghi, bruscheta de berinjela defumada e tábua de queijos amarelos com embutidos são ótimas pedidas para os vegetarianos.
Dicas de pratos (pouco convencionais) para experimentar com Malbec:
- Croque Monsieur e bruschettas de abobrinha.
- Fondue de queijo e queijo brie assado com cebola e bacon.
- Polenta com ragu de cogumelos e nhoque de batatas ao pomodoro.
- Cafta libanesa, hambúrguer, polpetone e Bife Wellington.
Temos certeza que qualquer um destes pratos fará sucesso se acompanhado de uma boa taça de malbec.
Um dia só para celebrar esta uva
Depois de tantas qualidades e diferenciais apresentados aqui, nada mais justo do que esta uva ter um dia para homenageá-la, né?. Desde 2011 a Malbec tem um dia só dela, 17 de abril foi eleito como Malbec World Day. A data é uma referência ao dia em que foi levado à Legislatura Provincial Argentina um pedido para a liberação de novas variedades de uvas. O principal objetivo era melhorar a indústria vitivinícola, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura.
Gostou do Malbec? Então corre no site da Boccati que temos uma sessão só para eles. E o melhor é que há vinhos com até 20% de desconto!
Qual o ano da melhor safra da uva malbec e do vinho