Saiba por que o vinho Marqués de Riscal Gran Reserva é tão icônico

Por Caiani Lopes

 

O Vinho Marqués de Riscal Gran Reserva 150º Aniversário é um vinho que une modernidade e tradição, complexidade e frescura, potência e flexibilidade. Uma complexa união de características opostas e difíceis de serem harmonizadas, mas que este incrível e histórico rótulo consegue fazer.

Antes de falarmos com mais detalhes sobre este vinho tão icônico, precisamos contar um pouco da história da Vinícola que deu origem a ele, a Marqués de Riscal.

 

Quando tradição e modernidade trabalham em harmonia

A Marqués de Riscal é considerada a vinícola mais antiga da Rioja, na Espanha, e foi fundada em 1858 pelo Guillermo Hurtado de Amézaga. Ele foi o 5º Marquês de Riscal e vivia em Bordeaux, quando decidiu se aventurar e testar novos métodos e variedade francesas na sua propriedade em Elciego. O empresário construiu sua vinícola inspirado nos modelos e técnicas francesas, sendo a pioneira na Espanha a usar barricas.

Sempre um passo à frente, harmonizando tradição e futuro, a Marqués tirou do papel um projeto revolucionário, que simboliza o espírito inovador da empresa. No ano de 1998, a vinícola foi pioneira na ideia de unir espaço de produção com um espaço para o lazer, e deu um passo à frente ao criar a Cidade do Vinho, que visa aumentar a conscientização sobre a bebida, a sua história, cultura e filosofia. Além de incluir no terreno um museu do vinho, um centro de pesquisa e treinamento, além de toda a infraestrutura do armazém antigo da Marqués de Riscal. O hotel que fica dentro deste complexo foi projetado pelo aclamado arquiteto canadense Frank O. Gehry.

 

O vinho mais emblemático da casa

O Marqués de Riscal 150 Aniversário Gran Reserva é tão emblemático, pois é produzido apenas em safras consideradas excepcionais. Ele nasceu para homenagear os 150 anos da vinícola, assim como a história e as tradições vinícolas de Rioja Alavesa.

Para a sua produção são colhidas uvas, principalmente Tempranillo, de alguns dos vinhedos mais antigos da região, com idade mínima de 80 anos. São vinhas de baixa produtividade que produzem uvas muito concentradas. Na vinificação, após a fermentação, o vinho foi envelhecido em carvalho francês por 32 meses, passando mais três anos em garrafas antes do lançamento.

Em boca, é um vinho encorpado e de boa acidez, com tanino tanto da fruta como de madeira ainda bem presente. A fruta madura aparece de forma bem evidente também na boca, um vinho seco e potente, que ainda precisa de mais tempo de garrafa, com um retrogosto marcado por uma presença de álcool.

Premiações:

  • Medalha Ouro – Mundus Vini 2018
  • 96 Pontos – Tim Atkins 2017/ 2018
  • Medalha Ouro – Decanter World Wine Awards 2017

Para harmonizar, um prato ideal

Na hora de abrir um vinho tão especial o menu deve estar a altura, né? Por isso, nossos sommeliers indicam pratos com protagonismo da carne vermelha. Opte por assadas, grelhadas, parillas e presuntos curados.

Este vinho envolve modernidade e tradição, oferece complexidade e frescura, potência e flexibilidade, é sem dúvida a verdadeira expressão da Rioja Alavesa. Garanta o seu aqui na Boccati! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *