por Jylson Carvalho e Aline Graeff Broetto
Hoje vamos falar sobre uma das regiões do mundo com o maior consumo anual de vinho: o Uruguai. São 29 litros per capita da bebida – enquanto no Brasil, em 2020, foram 2,7 litros per capita – o que demonstra a cultura vitivinícola presente nesse país.
A viticultura no Uruguai começou no final do século 19, com a chegada dos imigrantes europeus. Os bascos, os italianos e os franceses foram os primeiros a trazerem as vinhas para a região, e a primeira cepa a ser cultivada em grande escala foi justamente a Tannat. Esta é a uva emblemática do país e ocupa 44% da extensão de vinhedos. Porém algumas outras castas também são muito bem elaboradas por lá, como as Merlot e Chardonnay. Além disso, começamos a dar atenção aos novos estilos de Tannat que vem surgindo, feitos para consumo rápido, menos tânicos e com fruta fresca mais presente.
Tannat
Os vinhos Tannat feitos no Uruguai têm por característica coloração escura, taninos macios e aromas de frutas negras (como mirtilo e ameixa) e especiarias. Também é comum que apareçam em blends, com Pinot Noir, Merlot e Syrah.
Costumam apresentar maiores benefícios à saúde, por conta da grande concentração de polifenóis – substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir e combater doenças relacionadas ao sistema imunológico.
Merlot
A segunda uva mais plantada do país é a Merlot. Para termos uma ideia, ela ocupa 10% das vinícolas do Uruguai, o que corresponde a mais ou menos 25% do território ocupado pela Tannat.
É muito utilizada para blends. Entretanto, alguns rótulos feitos majoritariamente de Merlot também têm seu valor, e graças ao seu rápido amadurecimento geram vinhos suaves, com acidez presente e características frutadas.
Chardonnay
Dos vinhos claros, a variedade mais comum é a Chardonnay. De origem francesa, gera bebidas mais encorpadas que outras uvas brancas e pode ser matéria-prima tanto de vinhos secos quanto de espumantes.
No Uruguai, os vinhos feitos com ela são encorpados e, ao mesmo tempo, delicados. No visual, têm coloração amarela, e no nariz é possível sentir notas de maçãs e flores.
Aqui na Boccati, temos uma variedade de vinhos uruguaios. Confira aqui!
Os vinhedos uruguaios estão localizados em uma das melhores regiões produtoras do mundo, o paralelo 35º, onde há bastante intensidade solar, com clima frio e marítimo. É um país com produção pouco de vinhos volumosa, se comparado com Argentina e Chile: são cerca de 6 mil hectares de vinhedos são plantados por aproximadamente 900 produtores.
Nosso colunista Marcelo também já falou dos vinhos do Uruguai aqui no blog.
Há vinhedos plantados em quase todo Uruguai (16 dos 19 estados daquele país contam com área de cultivo) e as principais regiões produtoras são: Colonia (Rio Negro e Soriano), Maldonado, Montevidéu (Canelones e San Jose) e Rivera. A paixão dos produtores uruguaios pela vinicultura é um dos motores da conquista por prestígio dos rótulos locais.
Falando em rótulos… uma vinícola tem tido grande destaque com a elaboração de vinhos e traz toda essa atualidade da produção de vinhos no Uruguai: a Bresesti.
Construída em 1937, a vinícola tem sua estrutura principal direcionada para a produção de vinhos respeitando as boas práticas de vinificação e a fermentação de toda sua produção é realizada em tanques de concreto que estão enterrados abaixo do nível do solo.
Seu estilo de vinhos jovens vem despertando interesses dos consumidores e “ganhando cartas” em restaurantes.
A marca conta com duas linhas de vinhos:
A LINHA HISTÓRICA traz um estilo de vinho jovem, fresco, menos tânicos e com boa fruta;
Vinho Bresesti Nuestra Vina Sauvignon Blanc 750ml
Harmonização: Frutos do mar. Peixes grelhados. Saladas cruas coloridas. Lagosta grelhada.
Vinho Bresesti Cabernet Franc Rosé 750ml
Harmonização: Peixes e Frutos do Mar. Charcutaria e Queijos.
Vinho Bresesti Merlot Tannat 750ml
Harmonização: Carnes Vermelhas. Massas e Risotos. Charcutaria e Queijos.
A linha PEQUENAS COLECCIONES que traz o estilo mais robusto, tanino mais marcante, acidez intensa e fruta mais madura.
Vinho Familia Bresesti Pequenas Colleciones Arinarnoa 750ml
Harmonização: Carnes Vermelhas. Massas e Risotos. Charcutaria e Queijos.