por Gabriela Rossetti e Luana Foscarini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 05 – Outono)
Caxias do Sul foi palco da celebração da uva e da cultura italiana, em evento que ocorreu de 22 de fevereiro a 10 de março: a 32ª Festa Nacional da Uva. Um resgate de costumes trazidos por imigrantes no ano de 1875 que, em meio aos parreirais, começaram a construir a cidade. Uma festa que, desde 1931, homenageia seus antepassados oriundos de diversas regiões da Itália.
NOSTRA ITÀLIA
“O aroma nos contagia”
O pavilhão Nostra Itàlia, escrito assim mesmo, com grafia talian (dialeto falado na região), trouxe aos visitantes um pouco da cultura e gastronomia italiana. Nesse espaço, produtores da estrela do evento, puderam expor seus melhores cachos em estruturas rústicas, em um formato que permitia que o público sentisse o aroma das diversas variedades de uva do local.
Seguindo o passeio, no térreo do pavilhão, os apaixonados por vinhos puderam desfrutar de rótulos produzidos na região em uma ambientação cenográfica que imitava casas de vilas italianas, remontando um clima de celebração, unindo o passado e o presente.
“Espera quem sonha chegar”
Restaurante Biffi – de Milão para Caxias do Sul
Ainda no pavilhão Nostra Itàlia, havia uma réplica do restaurante Biffi, famoso restaurante localizado em Milão. O atual proprietário é Tarcisio de Bacco, que há 33 anos saiu de sua cidade Bento Gonçalves – RS para trabalhar em restaurantes italianos. Tarcisio conta que começou lavando pratos antes de chegar ao comando do restaurante que existe desde 1867.
Tarcisio trouxe um chef italiano para preparar os 12 pratos do seu cardápio de Milão, como o tradicional ossobuco, risotos, espaguetes e tiramisù.
“Revela a nossa cidade”
Gastronomia típica italiana
Polenta com molho, polentinha frita, sopa de capeletti, massas, tortelle, pizza, sanduíches não faltaram no espaço do pavilhão Nostra Itàlia. Os destaques foram para a Pane e Salute e para a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul – UCS que trouxe dois pratos muito elogiados por quem experimentava: rigatoni all’amatriciana e ravióli del plin na manteiga e sálvia.
“Um canto de alegria”
Folclore italiano
Apresentações artísticas também fizeram parte da programação do pavilhão Nostra Itàlia. O público cantou e dançou, principalmente ao som de: La Bella Polenta; Mérica Mérica; Campanhola Bela e Funiculi Funicula.
Ao sair do pavilhão Nostra Itàlia, era possível acessar o Nostro Negóssio, um espaço com a comercialização de produtos produzidos na região.Em seguida, o pavilhão Nostra Gente, com a fusão de culturas dos imigrantes italianos e do povo gaúcho, refletidos nos costumes, na música e na gastronomia.
“A vida é para celebrar”
Wine Bar Boccati
A Boccati participou do pavilhão Nostra Itàlia com um Wine Bar. Uma experiência nova na Festa da Uva, que foi um sucesso, com grande participação e aceitação do público que pôde desfrutar de mais de 20 rótulos de vinho, com destaque para Casa Olivo, Don Guerino, Terragnolo, Miolo, Luiz Argenta, Perini, Ponto Nero e RAR.
O Wine Bar contou sempre com a presença dos sommeliers da Boccati para tirar dúvidas e auxiliar na escolha da bebida.
Alameda das Réplicas
Uma típica vila italiana, composta por 18 casas, a igreja, o coreto e um amplo jardim. Fidelidade de detalhes e a tradição da construção histórica que remonta a primeira rua do município, em 1885. O espaço, localizado no Parque Mário Bernardino Ramos, tem encantado os visitantes com uma ampla variedade de atrações.
As casas de madeira abrigam museus que contam a saga do povo imigrante e da celebração à fruta que é o símbolo da festa, como o Museu do Comércio e o Memorial Festa da Uva, além de uma ampla oferta de artesanato e produtos locais.
“Caxias é moça bonita”
Rainha, princesas e embaixatrizes
A Festa da Uva teve um time muito especial que auxiliou na divulgação do evento: 14 embaixatrizes, as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer e a rainha Maiara Perottoni. As meninas deram um show de beleza, alegria e simpatia, encantando os visitantes e, principalmente, as crianças.