5 Malbecs que você precisa provar!

por Amanda Costa e Rodrigo Webber

Dia 17 de Abril é o Dia Mundial do Malbec e você sabe o porquê?

A data foi estipulada porque, em 1853, foi apresentado o projeto de lei que fundou a Escola de Agricultura de Mendoza. As primeiras cepas de Malbec haviam chegado na Argentina no início deste ano, trazidas pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget. Em seguida, o Malbec floresceu na Argentina, criando vinhos amplamente superiores aos de seu país de origem (França).

Nos anos seguintes, especificamente durante a década de 1990, a Argentina posicionou o Malbec como sua varietal estrela. Mais de 10.000 hectares foram plantados e tornou-se o líder das exportações do país. Os amantes do vinho em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, descobriram e elogiaram o Malbec argentino.

Sabendo disso, não podemos deixar de comemorar essa data tão querida e importante (ou usar como desculpa para abrir um vinho, né? Hahah)

Separamos 5 rótulos da uva Malbec que vocês precisam provar!

🇦🇷 Criolla Argentina Malbec

Um ótimo custo-benefício! Entrega um vinho agradável e frutado. É produzido em pequenas quantidades e sua fermentação é realizada com leveduras indígenas em ovos de concreto. Não passa por processo de filtragem final.

🇦🇷 Amalaya Malbec

Um Malbec vindo de Salta, no norte da Argentina, apresenta coloração típica da variedade Malbec, com aromas de frutas vermelhas e notas florais. Em boca, além de frutas vermelhas também estão presentes especiarias e notas de baunilha. Cerca de 25% do vinho amadurece por 8 meses em barricas de carvalho francês.

🇦🇷 Don Nicanor Barrel Select Malbec

Elaborado pela clássica Nieto Senetiner, este vinho pertence à linha alta gama da vinícola e é elaborado a partir de uma seleção das melhores barricadas de Malbec em cada safra. Um vinho muito bem avaliado, recebendo 94 pontos pelo crítico James Suckling nas safras 2016 e 2018. Este vinho amadurece por 12 meses em barricas de carvalho francês.

🇫🇷 Crocus L’Atelier Malbec De Cahors

Um vinho didático, oriundo de Cahors, região considerada o berço da variedade Tannat. Se mostra diferente dos exemplares produzidos na Argentina. Um vinho de corpo médio, com características minerais. Amadurece por 18 meses em foudres de carvalho francês com 5.000 litros de capacidade.

🇦🇷 Septima Lote Especial Malbec

Este vinho nasce da seleção de lotes excepcionais, dos quais se notam expressões únicas e grande potencial de guarda. Um grande vinho, potente, encorpado e com um final redondo. Amadurece por 14 meses em carvalho francês e americano de primeiro uso.

E aí, gostaram das dicas? Qual Malbec você vai abrir nesse final de semana?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *