Por Jylson Carvalho
Mais seco ou mais suave, mais frutado ou amadeirado? Mais novo ou mais antigo? São tantas as características e opções de vinhos no mercado que nem sempre é fácil escolher um bom rótulo. Para te ajudar nesta missão, o nosso sommelier internacional Jylson Carvalho selecionou 5 vinhos brancos perfeitos para a estação.
As opções foram pensadas para harmonizar com diferentes pratos e ocasiões, além disso, há rótulos nacionais e importados, tudo para você desbravar o melhor dos vinhos brancos.
O vinho branco perfeito para o verão
Esta indicação é para quem ama a estação mais quente do ano e quer harmonizar bons pratos com um vinho fino e refrescante.
O GO UP SAUVIGNON BLANC (CHI)– tem corpo médio e extremamente refrescante, aroma fresco com destaque para notas cítricas e frutas brancas, especialmente pêssego e maracujá. Perfeito para o verão, vai muito bem com pratos leves como peixes brancos grelhados, peito de frango com molho branco e saladas com folhas e queijo.
Um branco feito com a rainha das uvas
Dos nossos hermanos diretamente para a sua mesa. Este branco é produzido com a uva considerada a rainha das uvas brancas com um criterioso processo de fermentação.
EL VIAJERO CHARDONNAY (ARG)– Tive o prazer de conhecer Juan Pablo enólogo e proprietário da vinícola em um jantar aqui em Caxias do Sul, em um restaurante de gastronomia típica italiana, onde degustamos todos os vinhos produzidos por ele. Esse Chardonnay nos traz aromas típicos de maçã verde e frutas cítricas. O processo de fermentação ocorre em pequenos vasos de concreto, o que garante um toque especial ao vinho em conjunto com o uso de leveduras selecionadas. Isso demonstra todo o cuidado e preocupação com a menor intervenção possível no processo de produção dos seus vinhos.
Da melhor vinícola europeia de 2020
O CLAUDE VAL é produzido pela Les Domaines Paul Mas, escolhida pela Wine Enthusiast como a melhor vinícola europeia de 2020. Título esse sustentado por um portfólio de extrema qualidade de seus vinhos.
Esse vinho francês é um achado, corte de 7 castas. Corpo leve, pouco acidez, na verdade apresenta untuosidade em boca. Aroma cítrico (limão siciliano), e fruta tropical. Em boca, percebe-se a fruta bem viva e retrogosto prolongado.
Vinho branco exclusivo dos Pampas Gaúchos
A união de uma boa estrutura com personalidade torna esta indicação ideal para quem busca um vinho marcante.
DUNAMIS PINOT GRIGIO– Está aí um vinho que me agrada demais, principalmente por me mostrar outra visão da Pinot Grigio, saindo um pouco do frescor e leveza característico dessa casta e trazendo muita estrutura e personalidade. Vinho brasileiro, da Campanha Gaúcha, leve intensidade na sua coloração com tonalidades esverdeadas. Em boca apresenta estrutura e acidez equilibrada com retrogosto intenso.
Vinho casual, mas com personalidade
Esta opção é da Serra Gaúcha e já conquistou 90 pontos na Decanter Wine Magazine e o 6º lugar no Top 10 South Am. Chardonnay.
O PIZZATO FAUSTO CHARDONNAY– tem aromas delicados de maçã, pera, floral e notas minerais. Em boca é fresco, de corpo médio e persistência de média para longa. Pratos leves a base de frutos do mar e saladas frias são ideias para acompanhar esse belo vinho.
E aí, quais destas dicas do nosso sommelier será sua primeira escolha? Se desejar saber mais informações ou tirar dúvidas mande um WhatsApp que iremos responder!