Por Caiani Lopes
Escolher um bom azeite de oliva entre as infinidades disponíveis nas prateleiras de mercados e empórios não é tarefa fácil. Ainda mais quando há tantos detalhes e características para cuidarmos antes de pagar pelo melhor rótulo. É virgem, extravirgem ou refinado? E a acidez, está boa? Com a Páscoa se aproximando e seus menus tradicionais com peixe, nós preparamos um post especial sobre o azeite de oliva mais gourmet do mundo, o Laudemio.
O azeite de oliva é um tipo de óleo vegetal feito a partir da prensagem de azeitonas através de um processo industrial a frio, o qual tenta ao máximo conservar todos os nutrientes e qualidade do produto, por isso o primeiro passo antes de fazer a escolha de um azeite é verificar a sua pureza.
Azeite Laudemio, o que faz ele ser tão especial?
O termo Laudemio é antigo, nasceu nos tempos medievais e faz referência a parcela da colheita de azeitonas mais especiais e destinadas apenas para os senhores feudais. O produto em si nasceu como resposta a uma tragédia que afetou a Toscana em 1985: o congelamento que dizimou a maior parte das azeitonas nos campos. Como as condições climáticas de Florença são as mais extremas das regiões produtoras de azeite- quentes de dia, frias à noite- as altitudes com condições de vento mais forte, o azeite produzido no local acaba sendo mais rico em nutrientes, tem cor verde esmeralda e um sabor intenso de gramíneas e alcachofra.
Como é produzido o Azeite Laudemio?
Os óleos de Laudemio são oriundos de uma espécie de sindicato, com aproximadamente 25 produtores, fundado em 1990, a fim de promover os seus respectivos óleos como um produto premium. Todos eles devem seguir regras específicas, desde o tipo de solo até as melhores formas de plantio e cultivo do fruto. Laudemio possui um rótulo muito característico, assim como sua garrafa, que é retangular e chata.
O cultivo das azeitonas em um clima específico em grandes altitudes é só uma parte do processo minucioso para alcançar o selo Laudemio. A azeitonas deste azeite são colhidas assim que começam amadurecer e são moídas no mesmo dia, por aproximadamente seis horas. Como elas ainda não estão completamente maduras preservam um sabor mais marcante, em contrapartida oferecem menos óleo na extração.
O processo da extração deve ser muito rápido, pois as azeitonas que ficam nos sacos podem perder sabor e ainda correm risco de fermentar. O frescor do azeite é garantido por uma filtragem dupla realizada com 20 filtros de papel. A maioria dos outros azeites é filtrada só uma vez, ou nem passa por este rigoroso processo.
Além disso, cada lote do Laudemio é testado para avaliar se as suas características atendem aos padrões estabelecidos por um consórcio de 20 produtores. Se um lote falhar, será marcado como um azeite extra virgem, mas não será um Laudemio.
Fattoria Lacchio, um rótulo toscano de excelência
Se você ficou curioso para experimentar este azeite tão especial, aqui na Boccati temos um autêntico Laudêmio. O Fattoria Lacchio tem um perfume intenso e persistente de ervas frescas do campo, notas de alcachofra e berinjela. Excelente estrutura, sabor frutado, inicialmente picante com notas herbáceas.
Harmonização: O uso ideal deste produto saudável é em pratos de vegetais crus como legumes e saladas e também em molhos, assados e frituras. Perfeito para regar aquele prato especial de bacalhau nesta Páscoa, né?
Quer elevar o nível dos azeites nas suas refeições? Então corra até a Boccati e garanta o seu, ele vem em uma linda caixa de madeira para preservar suas características