por Dra. Daniela Kappes (nutróloga)
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Ediçao 08 – Verão)
A chegada do verão traz mudanças no comportamento e no humor das pessoas, além da busca pela melhora da forma física. É um período para aproveitar o sol, a piscina, a praia, o mar e a natureza. No calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.
Como sempre, devemos favorecer o consumo de alimentos da época, de produtores locais e orgânicos preferencialmente. Dentre os grupos alimentares mais importantes a serem incluídos na alimentação dessa época estão as frutas, as verduras e os legumes.
Esses alimentos possuem ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite maionese e molhos prontos, preferindo azeite extra virgem, limão, vinagre e molhos à base de mostarda e iogurte ou pasta de gergelim (tahine).
As proteínas animais, especialmente as carnes de gado, frango, peixes e frutos do mar são excelentes opções, pois trazem saciedade. Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras.
Com as altas temperaturas, a hidratação deve ser constante, pois o resfriamento do corpo é realizado por meio da produção de suor, que aumenta à medida que nos movimentamos. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie.
O chá e o suco também auxiliam na hidratação do corpo. Mas, lembre-se que o suco pode ser calórico, por isso procure não acrescentar açúcar. Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou pelos descafeinados, que são bons hidratantes.
Alimentos que são “a cara do verão”!
• MELANCIA 90% de água, é altamente hidratante. Riquíssima em vitamina A, C e licopeno, substância que atua como poderoso antioxidante.
• PEPINO outro alimento cuja composição tem muita água, e o melhor: tem pouquíssimas calorias. Contém erepsina, uma enzima que favorece a digestão. Também é fonte de vitamina C, que ajuda a regeneração celular.
• ABOBRINHA grande fonte de oxidantes, vitaminas A e C, e ajuda o organismo a absorver vitamina B, além de ter outros componentes que melhoram o metabolismo e regulam os níveis de açúcar do sangue.
• IOGURTE GREGO perfeito para o verão, pois ajuda a amenizar a temperatura do corpo. É rico em probióticos, os “microorganismos do bem”, que atuam e regulam o sistema digestivo e promovem a saúde global. Ótima fonte de carboidratos e proteínas.
• MANGA fruta típica, ótima fonte de energia, pois é rica em vitaminas A, C e E.
• LIMÃO é uma das mais conhecidas fontes de vitamina C, e também ferro, cobre e outra boa fonte de eletrólitos.
Ajuda na digestão e é ótimo para a pele, deve-se tomar muito cuidado, pois pode causar manchas caso a pele seja exposta ao sol com sumo de limão.
• ÁGUA DE COCO muito popular nessa época, contém uma série de propriedades, como a combinação de carboidratos, eletrólitos e minerais que mantêm o corpo e a pele muito bem hidratados.
• TOMATE já foi comprovado por médicos e nutricionistas que o tomate é um dos melhores alimentos do mundo. É tão rico em licopeno quanto a melancia, além de ácido fólico, potássio, manganês, niacina, e vitaminas A, B6, C, E e K. Também é outra fonte de hidratação, pois 95% desse fruto é composto por água.