por Amanda Costa e Denilson Santos
Seguindo com a série de conteúdos sobre harmonizações, hoje viemos falar de harmonização com vinho branco leve!
As principais características nos vinhos brancos leves é a sua refrescância, leveza e acidez na medida certa. Geralmente não passam por barris de carvalho, mantendo assim todo o seu frescor e aromas bem acentuados.
Queijos Leves: os vinhos brancos casam super bem com queijos, principalmente queijos mais frescos. Mussarela de búfala harmonizaria super bem com um vinho Sauvignon Blanc, já um queijo grana combinaria com um vinho Chardonnay, com uma leve passagem por barrica. Os sabores vão contrabalancear com a acidez de cada vinho. O Chardonnay é um pouquinho mais untuoso e o Sauvignon Blanc apresenta um pouco mais de acidez.
Risotos e Massas com molhos leves: nesse caso depende um pouco dos ingredientes que acompanham o prato. Se for com legumes, harmoniza com vinhos Sauvignon Blanc, Riesling ou um branco português. Se for para harmonizar com molhos vermelho e carne, o Chardonnay é o mais indicado, pois equilibra sua acidez e untuosidade com a do prato.
Peru e Frango: são carnes com sabor mais sutis. Uma ótima opção seria os vinhos Chardonnay, por ter mais corpo. Por serem pratos preparados com mais tempero, precisam de um vinho com mais untuosidade.
Ostras e Peixes: os vinhos brancos combinam super com frutos do mar, principalmente Sauvignon Blanc, Riesling, vinhos portugueses. Os peixes de água doce pedem mais untuosidade, como um Chardonnay passado por barrica.
Sobremesas: sempre indicamos um vinho branco mais doce, de colheita tardia. O doce da sobremesa e o doce do vinho acabam se sobressaindo um sobre o outro, harmonizando assim perfeitamente.
E aí, gostaram? Agora você já sabe como harmonizar com vinho branco leve! Fiquem ligados pois logo logo iremos trazer mais dicas de harmonizações!
Aproveite para olhar as diversas opções de Vinhos Brancos Leves que temos em nossa loja virtual!