por Camile Calza e Jylson Carvalho
No verão não se vive só de vinho branco e rosé não! Tintos leves também são perfeitos para acompanhar a estação, descomplicados e fáceis de beber 😉
No geral, os vinhos tintos de corpo leve são provenientes das uvas Bonarda, Gamay, Grenache, Pinotage, Pinot Noir e Tempranillo. Apesar de algumas variedades como essas serem propícias para a produção de vinhos leves, muito do corpo do vinho é definido pelo processo de vinificação (o que explica a existência de tintos leves das uvas Tannat e Malbec, por exemplo). Passagens curtas por madeira, ou a não passagem, uso de maceração carbônica e menor extração de taninos são exemplos de técnicas que tornam o tinto mais leve.
Assim, seguindo a nossa linha de harmonizações, hoje vamos dar algumas sugestões para acompanhar os tintos leves!
🍝 Massa com Molho Sugo: Uma receita prática, todo mundo gosta, e que cai bem em todas as estações, não é? 🥰 Massas com molhos mais simples à base de tomate e menos untuosos são ótimas opções para acompanhar tintos leves como o brasileiro Amitié Pinot Noir com seus taninos macios e aveludados.
🥗 Salada Caesar com Filé de Pato: Um prato caracterizado por sensações múltiplas e marcado pelo contraste entre o frio e o crocante. A combinação leve e fresca das folhas e das especiarias com o filé de pato, dá uma boa estrutura ao prato e energia suficiente para encarar os dias de verão. Para harmonizar, a dica é um vinho tinto leve, sem passagem por carvalho e que possui características elegantes como o Couly-Dutheil Chinon Les Gravières.
🍗🥒Galeto Primo Canto com Legumes na Brasa: Como não utilizar a churrasqueira no verão?! Aqui a pedida é fazermos a tradicional culinária italiana. Praticada em galeterias da Serra Gaúcha, esse prato é repleto de temperos como sálvia, manjerona, salsa, cebola, alho, pimenta do reino, ufa! 😋 O Galeto se bem preparado vai manter uma suculência incrível e na companhia de legumes na brasa como abobrinha, cogumelos, berinjela e cenoura, só tende a enriquecer a refeição e leveza do menu, que vai de encontro à harmonização perfeita com o também leve Don Guerino Malbec Vintage.
🍕 🧀 Pizza Margherita, Bruschettas e Tábua de Frios: Pratos que combinam perfeitamente com um happy hour com amigos, não é? A dica é apostar em tintos leves para acompanhar pizzas leves, como a Margherita, bruschettas com queijos e ervas, prosciutto e até linguiça. A gente acredita que vinhos também harmonizam com momentos, por isso um vinho menos encorpado como o La Vieille Ferme é uma ótima pedida para um encontro descontraído.
🥘Paella de Frutos do Mar: “Culinária caliente” (😍🔥), provinda de nossos irmãos espanhóis, mais precisamente de Valencia. Prato leve, aromático cheio de especiarias. Para harmonizar é necessário um vinho com boa presença em boca, acidez e taninos leves. Um Tempranillo jovem como o Tierras Guindas Ribera Del Duero D.O. ou o Pinot Noir Rendez Vous Premier seriam boas opções.
🐟 Bacalhau às Natas: Receita fácil de se fazer, que não leva muitos ingredientes, já que no verão ninguém quer saber de ficar “preso na cozinha” e sim aproveitar a estação 😎 (de metidos, indicamos usar o creme de leite fresco, que deixa o prato mais leve e o queijo Grana Padano gratinado, que apesar de ter paladar mais intenso, é um queijo com pouquíssima gordura). A receita tem um perfil aromático intenso devido à utilização de azeite de oliva, temperos e especiarias, como salsinha e pimenta do reino. Contrariando o senso comum, a dica é um tinto leve fresco, como o Pizzorno Maceracion Carbônica Tannat, com taninos leves e fruta intensa que irá harmonizar perfeitamente com o peixe branco!
Agora você já sabe como harmonizar com tintos leves! Fiquem ligados pois logo logo iremos trazer mais dicas de harmonizações! 😊
Aproveite para olhar as diversas opções de Vinhos Tintos Leves que temos em nossa loja virtual!