O nome Tannat já lembra muito o porquê dessa uva ser famosa: seus taninos marcantes de fato marcam todos que experimentam esta casta. Para os amantes de vinhos intensos, com certeza essa uva é uma de suas preferidas. A adstringência conferida em boca é única e por isso, a preferência pela casta é para quem realmente aprecia um vinho bem estruturado e complexo.
Origem da Uva
A primeira menção que se tem conhecimento desta casta foi por volta de 1780 no sudoeste da França, na região próxima aos Pirineus, chamada Madira. Alguns estudos mostram inclusive que a Tannat pode ter originado outras variedades no sudoeste francês, a Manseng Noir e a Petit Courbu.
Por volta de 1870, no Uruguai, o imigrante francês Don Pascual Harriage plantou as primeiras parreiras de tannat. Depois de 200 anos a produção comercial do vinho ganhou impulso e o sucesso da tannat foi tão grande que tornou-se símbolo das vinícolas do país e, atualmente, ocupa cerca de um quarto de toda a área plantada do nosso vizinho.
Muito conhecida aqui na América do Sul, a uva de origem francesa se tornou notável no Uruguai, terroir onde se adaptou perfeitamente e tornou-se um grande símbolo no país. Mas não é apenas no nosso país vizinho que ela se solidificou. Aqui no Brasil a tannat ganha cada vez mais espaço na mesa dos enófilos e por isso, muitas vinícolas começaram a investir na implantação da casta, principalmente na região da Campanha Gaúcha onde ela mostrou ótima adaptação ao terroir.
A melhor amiga do coração
Apesar da variedade ser antiga, a fama mundial da Tannat começou tarde, apenas no século 21. A partir de então, estudos sobre a uva começaram e os benefícios para a saúde foram os principais encontrados. A tannat possui alto nível de procianidinas, antocianinas, resveratrol e outras substâncias que são ótimas para o sangue, e logo, para o coração.
O resveratrol é um polifenol que possui propriedades antioxidantes, fazendo com que o corpo se desintoxique das moléculas nocivas que causam doenças. Também aumenta sensivelmente a produção de insulina, ajudando a prevenir a diabetes e protege o organismo contra os efeitos prejudiciais do envelhecimento e da obesidade. Estudos também comprovaram que os vinhos da uva combatem o envelhecimento precoce e estimulam a redução do mau colesterol e o aumento do bom colesterol, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares. Uma taça de tannat por dia está mais que liberado, é indicado!
Características gerais da Tannat
- Coloração roxo escura, levemente azulada.
- As cascas são grossas e resistentes.
- Ela era muito utilizada em cortes com a Cabernet Sauvignon e a Cabernet Franc para diminuir sua carga tânica, faz pouco tempo que é vinificada sozinha.
- Os aromas e sabores mais comuns relacionados a esses vinhos são de frutas negras e especiarias. Também pode conter notas de chocolate amargo e fumaça.
- Gera vinhos encorpados, tânicos e intensos.
- Harmoniza com pratos igualmente estruturados.
Separamos alguns rótulos incríveis da casta para você experimentar, confira!
Familia Bresesti Pequenas Colleciones Tannat
Esse uruguaio incrível no paladar mostra um corpo profundo e refrescante, delicado com taninos carnudos e equilíbrio perfeito entre estrutura e acidez. É um vinho de grande personalidade, oferecendo um final agradável e duradouro que o convida a continuar degustando. Possui aromas de frutas vermelhas, café, chocolate e baunilha. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas.
Amitié Colheitas Tannat
Esse vinho expressa a melhor versão do tannat da Campanha Gaúcha. É potente e com bastante complexidade. Ele amadurece 6 meses em barricas de carvalho francês, garantindo aromas de frutas vermelhas como mirtilo, amora e ameixa. É bastante estruturado, com taninos redondos e macios e de acidez equilibrada. Experimente harmonizar com pratos igualmente estruturados e se surpreenda com esse rótulo.
Recebeu Medalha de Bronze – IWSC Londres SAFRA 2020.
Pizzato Nervi Reserva Tannat
Diretamente do Vale dos Vinhedos, o Pizzato Nervi Reserva é um tannat que vai fazer você se apaixonar! No olfato, ele apresenta uma mescla de aromas de frutas escuras, chocolate, especiarias, couro e geleia de frutas vermelhas devido ao seu amadurecimento em barricas de carvalho francês durante 12 meses.
Em boca apresenta bom corpo e estrutura com taninos firme e prazerosos. Harmoniza muito bem com pratos quentes gordurosos num geral, mas uma carne de caça irá te surpreender em uma harmonização com esse rótulo.
- Foi reconhecido em diversas premiações, confira:
- 92 pontos – Guia Latina Wine (2019)
- 91 pontos – Grande Ouro no Wines of Brasil Awards (2019)
- 17,5/20 pontos – Purple Pages Jancis Robinson (2018)
- Melhor Tannat Brasileiro do Guia Adega de Vinhos do Brasil (2012/2013)
Você já experimentou algum Tannat? Se sim, o que achou dele? Nos conte aqui nos comentários e confira em nosso site diversos rótulos desta casta que estão com um desconto incrível!