Malbec, a uva ícone da Argentina

Se você pedir para um grupo de enófilos escolher uma uva tinta, temos certeza que a Malbec estará presente em muitas das respostas. Uma das uvas tintas mais conhecidas e apreciadas no mundo todo precisava ter um dia só pra ela, não é mesmo?

Por isso, no dia 17 de abril é comemorado o dia mundial da Malbec, mas vamos ver a seguir o motivo dessa data.

Onde a fama começou

De origem francesa, a Malbec tem sua origem em Cahors, no sudoeste da França. Pertinho de Bordeaux, foi nessa cidade que começou a história da casta. Dizem que quem descobriu foi um imigrante húngaro chamado Malbek e posteriormente, o nome da uva foi adaptado para Malbec. Por um período do tempo ela era utilizada como uma das 5 principais uvas participantes na produção dos vinhos da região de Bordeaux.

Como nem tudo são flores, foi descoberto mais tarde que a casta não teria boa resistência para climas extremos e isso acabou alterando o curso da história dela de modo definitivo.

Em determinado período histórico, a França passou por alguns eventos climáticos e biológicos bastante característicos. O primeiro deles foi a infestação das uvas por um fungo que comumente acomete essas frutas e que fez com que muitas plantações fossem dizimadas. Depois, o frio extremo que assolou a Europa fez com o restante delas sofresse consequências irreparáveis na época. Assim, aos poucos, a uva foi descartada da produção francesa.

No dia 17 de abril de 1853 a uva desembarcou na Argentina, território onde não apenas se adaptou muito bem como ganhou toda a fama que possui hoje.

A cepa se adaptou excepcionalmente bem ao terroir da Argentina. A combinação da ampla altitude do país e da amplitude térmica permitem que a variedade se desenvolva de forma saudável, dando origem a vinhos de excelente qualidade.

Hoje a Argentina é a maior produtora de Malbec do mundo, com cerca de 75% de toda a produção mundial.

 

Características gerais da Malbec

– Coloração escura, levemente azulada e polpa macia;

– Acidez média e taninos marcantes;

– Muito utilizada em blends para tornar a cor mais atraente e bonita;

– Possui notas de frutas vermelhas como cereja, amora e mirtilos;

– Suas notas florais são fortes, destacando muito a violeta;

 Um vinho gastronômico

Muito versáteis, os vinhos tintos produzidos pela uva combinam com uma grande variedade de pratos.

Num geral, rótulos da Malbec harmonizam muito bem com carnes vermelhas, presentes na maioria dos pratos da gastronomia argentina. Seja no churrasco, grelhada ou assada, qualquer prato preparado com carne bovina é uma ótima opção para beber um bom malbec.

Queijos, charcutaria, linguiças e chouriço são outras opções que não devem ser descartadas para harmonizar com a casta. Queijos duros como Gruyère, Gouda e Emmenthal são escolhas perfeitas.

Caso queira harmonizar ele com sobremesas, procure combinar o vinho Malbec com receitas à base de chocolate amargo ou nozes que você não vai se arrepender!

 

Separamos alguns rótulos incríveis da casta para você experimentar, confira!

 

Tenuta Foppa & Ambrosi Tra Nodo Malbec 

Um vinho seco de corpo médio que apresenta álcool em equilíbrio com os taninos macios, boa persistência e acidez na medida. É equilibrado, agradável e com um frescor um tanto quanto interessante. No retrogosto, destaca-se um perfume frutado e floral, que se complementa com bons toques de carvalho como baunilha e chocolate, provenientes do amadurecimento com cubos de carvalho francês e americano durante 4 meses.
É uma ótima opção para harmonizar com carnes brancas e risotos. Que tal um frango ao molho mostarda com risoto caprese?

Terrazas de los Andes Reserva Malbec 

Os vinhedos da vinícola Terrazas de los Andes possuem idade entre 20 e 80 anos, cultivados a 1.070m de altitude. Incrível, né? As uvas são colhidas no momento e selecionadas manualmente, assegurando com cuidado a máxima expressão e frescor do fruto.

Em boca, esse rótulo é doce e suculento, com taninos delicados e um elegante acabamento de frutas negras. Ele estagia de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa, trazendo notas de frutas vermelhas maduras como framboesa, amora e ameixa, seguidos de notas de especiarias como baunilha.

Harmoniza muito bem com carnes vermelhas grelhadas e também com as tradicionais empadas argentinas.

Recebeu as seguintes pontuações:
93 pontos – James Suckling – safra 2017
92 pontos – James Suckling – safra 2016
92 pontos – Decanter Magazine – safra 2015

 

Jorge Rubio Privado Reserva Malbec 

Se você ainda não experimentou um rótulo da Jorge Rubio, está na hora de experimentar! Uma vinícola argentina de qualidade excelente, traz um malbec muito especial. Esse vinho amadureceu 50% em barrica francesa e 50% em barrica americana. Isso trouxe notas de frutas secas que harmonizam com notas de chocolate e baunilha provenientes da sua passagem por barrica de carvalho americano durante 12 meses. Também possui notas de frutas vermelhas próprias da casta. É uma ótima pedida para acompanhar qualquer carne vermelha, mas queijos também harmonizam com esse rótulo, principalmente o Gruyére.

Confira em nosso site vinhos produzidos com Malbec para celebrar a data com a taça cheia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *