por Maria Luiza Krakhecker
Vinho do Porto
Um vinho diferente merece um dia só pra ele, não é mesmo? No dia 10 de setembro é comemorado mundialmente o Vinho do Porto! Famoso vinho português de alto teor alcoólico e dulçor elevado, ele conquista todos que o experimentam!
O Vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido com D.O na Região do Douro. Para poder levar o nome “Vinho do Porto”, o rótulo deve ser elaborado seguindo certas normas de produção dentro da região vitivinícola do Douro, que abrange uma área de mais de quarenta mil hectares de vinhedos.
Para produzir o Vinho do Porto, durante certa etapa do processo de fermentação é adicionada aguardente vínica, que é uma bebida obtida através da destilação do vinho, que, pelo seu elevado teor alcoólico, interrompe a atividade das leveduras, e, por sua vez, a fermentação como um todo.
Quem define o momento que ocorre a fortificação com a aguardente é o enólogo, de acordo com o grau de doçura que busca obter no vinho. Uma importante característica desse vinho é sua graduação alcoólica, que fica em torno de 20%.
Ao contrário do que se parece, nem todo Vinho do Porto é doce. Por ser um vinho mais denso, as pessoas costumam achar que todo Vinho do Porto é doce, mas pode ser encontrado entre as classificações extrasseco, de até 40 gramas de açúcar por litro, até muito doce, acima de 130 gramas por litro. Tudo depende da proposta que o vinho possui.
São duas principais categorias de Vinho do Porto: Ruby e Tawny.
Vinho do Porto Ruby
Os Vinhos do Porto Ruby são de estilo mais jovem que envelhecem de dois a três anos em barricas de carvalho. Devido ao baixo contato com a madeira, conservam durante mais tempo as suas características iniciais, garantida pela baixa oxidação.
São vinhos mais frutados e de cor escura em tons de rubi, com sabores a frutas vermelhas e frutos silvestres.
Vinho do Porto Tawny
Os Vinhos do Porto Tawny são também vinhos tintos, elaborados com as mesmas uvas que os Ruby, mas que apenas envelhecem dois a três anos nos barris, passando depois para pipas maiores onde o vinho terá maior contato com a madeira e com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação, os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Com a idade os Tawny ganham ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate e mel.
Confira alguns rótulos selecionados para você experimentar esse vinho tão famoso!
Vinho do Porto Croft Reserva Tawny
Um vinho com textura suave e aveludada, esse vinho amadurece 7 anos em barricas de carvalho francês. Possui aromas de frutas vermelhas em compota, frutas secas, como amêndoas e nozes, além de notas de especiarias, como curry e canela e toques defumados, tostados e de cacau. Harmoniza perfeitamente com sobremesas, castanhas e queijos azuis.
Vinho do Porto Taylor’s Chip Dry
A Taylor’s foi pioneira na elaboração de um vinho do porto branco seco para aperitivo! O Chip Dry é feito a partir de uma seleção de vinhos do porto brancos secos, produzidos a partir de uvas cultivadas no Douro Superior. É produzido utilizando o método tradicional de vinificação para os vinhos do porto, adicionando-se aguardente vínica ao mosto para parar a fermentação e preservar no vinho final algum açúcar natural da uva.
É um vinho fresco e vivo, com ótima estrutura e final seco. Possui aromas complexos, frutas frescas e toques de carvalho característicos de um porto branco.
Vinho do Porto Churchill Graham Dry White 10 anos
Rótulo complexo, fresco, apimentado e com um longo final. O Porto Branco Seco de 10 anos de Churchill é um produto emblemático da Churchill e único em seu estilo. Este longo período de envelhecimento proporciona um equilíbrio e suavidade de uma classe própria. Possui acabamento fresco e um sabor suave e persistente, faz com que este vinho se torne memorável para qualquer ocasião. Experimente com salmão defumado e se surpreenda!
Vinho do Porto Royal Oporto Tawny 20 anos
Este Tawny apresenta-se como um Porto magnificamente estruturado, onde se ressaltam harmoniosos aromas de frutos secos e chocolate. No paladar é encorpado e muito fino.
Este vinho é proveniente da mistura de diferentes vinhos envelhecidos em cascos de carvalho, que apresentam um carácter de idade correspondente a 20 anos. Possui notas de frutos secos, especiarias e couro. Harmoniza com sobremesas, especialmente tortas com frutas!
Pontuações:
92 pontos – Decanter Wine Awards
92 pontos – Wine Spectator
Vinho do Porto Andresen Fine Ruby Porto
O vinho Fine Ruby Porto é macio e persistente, elegantemente doce. Este Ruby distingue-se por sua complexidade aromática, algo raro de se encontrar neste estilo de Porto. Persistente, com taninos ainda presentes, tem aroma de fruta compotada com notas de chocolate e frutos secos. De boa estrutura e doce na medida certa, é excelente escolha como aperitivo, sozinho, na escolta de sobremesas doces com chocolate ou até mesmo pratos salgados.
Caso tenha se interessado pelos Vinhos do Porto, temos um conteúdo sobre ele no Blog Terroir bem interessante! Confira 😉