por Maria Luiza Krakhecker
Ao degustar um vinho da mesma casta, podemos perceber grandes diferenças entre os rótulos. Por que será que isso acontece?
Cada vinho, através de seu processo de elaboração, garante um aroma único. Os aromas são provenientes da casta, da vinificação ou do amadurecimento e envelhecimento desse vinho. Eles são naturais, sem adição de qualquer componente!
Especiarias, flores, frutas vermelhas, chocolate, café e madeira são alguns dos aromas que que temos facilidade em identificar ao observar o vinho a ser degustado. Os aromas se desprendem da taça ao aproximá-la da boca e logo buscamos em nossa memória olfativa o que pode ser essa essência encontrada.
O que são os aromas do vinho?
Ao falar de aromas no vinho, a maioria das pessoas fica imaginando: como sentir um aroma que não seja uva? Basta estar disposto a utilizar sua memória olfativa e buscar os mais diversos cheiros que estão armazenados nela!
Ao degustar o vinho, não é apenas o seu olfato que vai trabalhar, mas sim a memória de outros cheiros que você já sentiu e vai sentir ao degustar determinado rótulo. É muito difícil utilizarmos nosso olfato conscientemente, por isso, começar essa tarefa pode ser um pouco difícil.
Os aromas presentes no vinho lembram muito essências naturais como frutas, flores, especiarias e muito mais! Essa análise sensorial pode variar bastante de uma pessoa para outra, pois cada um possui sua própria memória olfativa e gustativa também.
Os aromas do vinho são separados em três grupos: os primários, os secundários e os terciários. Vamos ver qual é a diferença entre eles?
Aromas Primários
Esses são os aromas garantidos pela casta da uva. Se você beber dois vinhos brancos com o mesmo processo de elaboração, mas de castas diferentes como por exemplo um Sauvignon Blanc e um Chardonnay, vai ver que eles são muito diferentes. Claro que algumas diferenças estão relacionadas com o seu terroir, além do ano da colheita e ponto de maturação das frutas.
De modo geral, encontramos nos aromas primários notas de frutas frescas, cítricas e tropicais, além de flores, ervas verdes e temperos, principalmente os mais simples e facilmente percebidos em nosso olfato.
Aromas Secundários
Os aromas secundários do vinho são os obtidos na vinificação, isto é, os processos aos quais o vinho passou durante a fermentação.
Aromas provenientes da fermentação malolática, que é transformar o ácido lático em ácido málico, também gera outras famílias aromáticas, tais como manteiga, creme. Se por exemplo um espumante elaborado pelo método tradicional e está em processo de autólise vai adquirir aromas terciários que remetem a levedura, como fermento, brioche, pão.
Aromas Terciários
Os aromas terciários são gerados a partir do amadurecimento em barrica ou do envelhecimento em garrafa. Geralmente são complexos e o vinho precisa ser aerado para mostrar esses aromas. Os mais comuns são aromas de baunilha, coco, cravo, canela, café, chocolate, caramelo e mel. Nos vinhos que ficam mais tempo amadurecendo em barricas, podem aparecer aromas mais fortes, como frutas secas, amêndoas, madeira tostada, couro e tabaco.
Para auxiliar você a perceber os aromas do vinho, a Boccati criou o Kit Aromas! Ele fará com que você treine o reconhecimento dos aromas com maior facilidade ao degustar seu vinho!
Kit Aromas
Indispensável para quem quer conhecer e aprender cada vez mais sobre o mundo do vinho, o Kit aromas foi criado especialmente para você treinar seu olfato e assim reconhecer os aromas presentes no vinho.
Sabe-se que o olfato e o paladar são sentidos individualmente, isto é, pessoas percebem cheiros e gostos de formas diferentes. Com o Kit Aromas, você irá treinar e armazenar os aromas em sua memória olfativa, correlacionando o cheiro e o que ele representa para identifica-lo com maior clareza no momento da degustação de vinhos e espumantes.
Com o Kit Aromas, você pode treinar e armazenar os aromas em sua memória olfativa, correlacionando o cheiro e o que ele representa para identifica-lo com maior clareza no momento da degustação de vinhos e espumantes. Aqui no Blog Terroir temos um post completo sobre o Kit Aromas.
Confira as opções de Kit Aromas em nosso site e fique atento aqui no blog para saber cada vez mais sobre o mundo do vinho!