por Camile Calza
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 02 – Inverno)
Como herdeira da família que fundou a marca de conhaques Dreher, Beatriz Dreher Giovannini acompanhou desde seus primeiros anos de vida o processo de fabricação dos destilados e posteriormente, dos vinhos. Ao ver a família se desfazer da empresa que seu avô construiu, ela adquiriu parte da propriedade onde haviam os vinhedos do seu pai e fundou a vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira.
“Vivo o vinho desde sempre. Nasci dentro de uma pipa.”
Dona Bita, como é carinhosamente chamada, é uma mulher curiosa, inquieta e inovadora que sabe exatamente onde quer chegar. Tais predicados lhe proporcionaram uma trajetória de sucesso no mundo do vinho. Sua história é inspiração para muitas, pois mostrou a força da mulher em um mercado predominantemente masculino. Ver que esse cenário mudou é algo que orgulha Bita, já que em sua concepção é um universo muito feminino, pois o vinho acorda perfeitamente com a sensibilidade das mulheres e seu jeito de encarar a vida.
Em sua dupla jornada de empreendedora, e ao mesmo tempo mãe, sempre contou com o apoio e o incentivo do marido Ayrton Giovannini, com quem é casada há mais de 40 anos. Na vinícola sua atuação foi frequente, recebia turistas e hóspedes da pousada, auxiliava na venda dos espumantes e até colhia uvas durante a vindima. Mas hoje, aos 72 anos, está em um momento mais calmo de sua vida. Passou a direção dos negócios para seus filhos e genro com o objetivo de se dedicar ainda mais à família, especialmente às netas Carolina e Giovana.
Além da notável presença no mundo do vinho, Bita é apaixonada por todas as formas de arte. Foi proprietária de uma galeria por muitos anos em Bento Gonçalves e ocupa seu tempo livre com trabalhos manuais utilizando tintas, tecidos, rolhas e bordados. Também marcou a comunidade bento-gonçalvense através de ações beneficentes que resultaram em melhorias na saúde da população da região. O maior desejo de Bita é que todos que ama realizem seus sonhos, pois os dela, concretizou quase todos!
Espumante Dona Bita 70 meses
Lançado no Dia Internacional da Mulher de 2013, o espumante é uma homenagem dos filhos e proprietários da Don Giovanni a sua mãe. Dona Bita foi elaborado pelo método tradicional, com 70 meses de maturação e recebeu importantes premiações no segmento.
“Surgiu de uma brincadeira, eu dizia que queria tomar um banho de espumante e a turma resolveu me engarrafar. Acho que meu avô e meu pai teriam orgulho disto.” (Bita)