Harmonize-se: Bolo Fudge De Chocolate + Ponto Nero Brut

por Chef Gabriel Lourenço – Escola de Gastronomia Sal a Gosto

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 02 – Inverno)

Foto: Everson Almeida

Ingredientes:

Massa

  • 400g de chocolate meio amargo picado
  • 150g de manteiga sem sal
  • 150g de açúcar de confeiteiro
  • 5 gemas
  • 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 5 claras batidas em neve

Calda

  • 200g de chocolate ao leite picado
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 30ml de Vinho Marsala
  • 20g de manteiga

Modo de preparo: 

Derreta 400g de chocolate meio amargo picado numa panela em banho maria, 150g de manteiga sem sal e 150g de açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo. Em uma vasilha coloque cinco gemas e acrescente duas colheres (sopa) do chocolate (que acabou de derreter) para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e misture. Adicione 5 claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima. Numa assadeira retangular untada (32 cm x 22 cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º, asse em forno por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. 

OBS: O interior deve estar úmido e pouco assado.

Calda:

Numa outra panela em banho maria derreta 200g de chocolate ao leite picado, 100ml de creme de leite fresco, 30ml de Marsalla e 20g de manteiga. Misture bem e mantenha aquecido.

Montagem:

Corte o bolo ainda morno em pedaços individuais e disponha no centro do prato. Cubra com a calda quente de chocolate e sirva em seguida. Se quiser sirva com sorvete de baunilha ou leite.

Foto: Everson Almeida

Harmonização:

por Sommelier Jylson Carvalho

Ponto Nero Brut

Espumante leve e muito refrescante, aromática (maçã e abacaxi), com perlage intenso e acidez média. Muitos iriam sugerir algo doce para esta sobremesa (como um vinho licoroso), mas a proposta é apresentarmos outras possibilidades, buscando mostrar que sobremesas podem sim harmonizar com espumantes secos. Esta sobremesa foi feita com maestria, com um chocolate de paladar único e persistente. Podem conferir, a cada gole, as nuances cítricas da espumante irão interagir muito bem com o sabor.

Não deixe de conferir o vídeo dessa harmonização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *