Pinot Noir: um vinho para agradar a gregos e troianos!

Nesta semana comemoramos o Dia do Pinot Noir (dia 18), por isso, claro que teremos posts falando dele – e obviamente também termos vantagem no nosso e-commerce 😀

A uva Pinot Noir nasceu na França, mais especificamente na região da Borgonha. De acordo com alguns pesquisadores, ela existe nesse território desde o primeiro século depois de Cristo.

Ela é da família das uvas tintas, sendo reconhecida pela sofisticação própria dos vinhos franceses e também muito usada na produção de grandes champanhes e espumantes do mundo.

O Pinot Noir é uma variedade bem sensível e deve receber um trato especial por ser bastante vulnerável às variações de clima e ambiente. Ela é a uva mais especial das regiões de Borgonha e de Champagne e também precisa de bastante cuidado após ser colhida, pois a casca é fina e pode se romper com facilidade. Os frutos são pequenos, de suco generoso e com pele de coloração azul-escura, que tinge o mosto de rubi-violeta durante a fermentação.

Os vinhos Pinot Noir apresentam corpo leve a médio, baixa concentração de taninos e acidez entre média e alta.  Porém os aromas são um show à parte: entregam desde frutas vermelhas frescas, como cerejas e framboesas, a especiarias, como cravo e baunilha, e outras notas, como flores, folhas, tabaco e caramelo. E ainda quando passam por envelhecimento por barrica, também podem aparecer aromas mais rústicos, como de cogumelos, couro e solo.

 

Fácil de beber

Com sabores e aromas delicados de frutas vermelhas, o Pinot Noir é um vinho bem fácil de beber, já que não agride ao paladar e acaba sendo bastante procurado pelos iniciantes nas degustações – apesar de uma acidez perfeita.

Apesar de ser um vinho sempre seco, o Pinot pode apresentar também características de vinhos doces ou suaves, por conta da uva extremamente elegante e delicada. Ou seja: um vinho para agradar a gregos e troianos!

 

Principais regiões de cultivo

As principais regiões de cultivo de Pinot Noir são na França, em Borgonha e em Champagne.

A Nova Zelândia tem sido considerada por mitos como uma ótima alternativa de produção de Pinot, logo após a Borgonha.

Nos Estados Unidos, as uvas Pinot Noir geram vinhos com aromas de framboesa e cereja e toques de carvalho francês.

Apesar da produção limitada de vinhos tintos, a Alemanha tem a Pinot como uma de suas principais castas.

O Chile é destaque na América do Sul, com Pinots cada vez mais disputados. Apesar disso, o Brasil ganha cada vez mais respeito pela sua produção de Pinot Noir. Aqui na Serra Gaúcha, produzimos as melhores uvas do país, que originam excelentes espumantes.

 

Harmonização de Pinot Noir

A harmonização de vinhos Pinot Noir não é complicada – inclusive é indicada para aqueles jantares em restaurante, quando cada amigo pede um prato diferente 😉. Combine com pratos da comida francesa, como presunto cozido, coelho com mostarda e Boeuf (carne cozida lentamente com legumes no vinho).

Mas não se preocupe em sempre precisar de pratos incrementados, já que comidas mais simples, como vegetais cozidos, risotos, carne assada, atum ou salmão são ótimas opções também para harmonizar!

E se a ideia for apenas uma tábua de frios, com queijos, prefira aqueles de massa mole.

 

Dicas de rótulos 😊

Aqui na Boccati, temos uma vasta coleção de rótulos Pinot Noir, mas hoje selecionamos alguns nacionais e importados para você conhecer. Até o dia 22 de agosto, todos os Pinot Noir estão com 10% off no nosso site ou loja física!

 

Vinho Dal Pizzol Pinot Noir 750ml

Com uvas produzidas na Serra e na Campanha Gaúchas, este Pinot tem Aroma franco, delicado e elegante, com notas de frutas vermelhos frescas e maduras, como amoras, groselhas e cerejas.

 

Vinho Rendez-Vous Pinot Noir 750ml

Um vinho fresco e agradável, produzido no sul da França, com aromas de frutas vermelhas maduras, notas de especiarias, como pimenta preta. Em boca é aveludado, com acidez equilibrada e agradável dulçor final.

 

Vinho Suzin Reserva Pinot Noir 750ml

Esse belo exemplar de Pinot Noir é versátil na hora de harmonizar. Está apto para o consumo, mas poderá ganhar mais complexidade com algum tempo de guarda.

 

Vinho Leyda Single Vineyard Las Brisas Pinot Noir

Fundada em 1998, a vinícola foi pioneira na vitivinicultura no vale do Leyda, no Chile. Este vinho amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho, tem aromas de cerejas vermelhas, framboesas e uma nota erva selvagem sutil.

 

Confira todos os rótulos de Pinot Noir disponíveis no nosso site clicando aqui e garanta o desconto de 10% nas compras até dia 22 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *