Sabragem, a técnica utilizada por Napoleão Bonaparte para abrir espumantes

Foi Napoleão Bonaparte, imperador francês, quem criou o sabragem. O ato de “degolar” o espumante com a espada era uma maneira especial de celebrar suas vitórias juntamente aos seus aliados.

Logo após uma batalha ganha, ainda montados em seus cavalos, o imperador juntamente com seu exército abria as garrafas dos champagnes cortando-as com as pontas dos seus sabres.

Essa prática deu origem ao sabrage, que nada mais é do que a degola do espumante com essa espada. A técnica consiste em expulsar a rolha que sela a garrafa juntamente com o vidro da ponta do gargalo, em um único golpe.

Como realizar a técnica

Parece simples, mas é está bem longe de ser. Existem diversos cuidados necessários para abrir a garrafa corretamente sem que ela estoure. Para evitar que a garrafa quebre e você possa vir a se machucar com os pedaços de vidro, siga os passos a seguir que não terá erro na hora de abrir o seu espumante.

  1. O primeiro passo é gelar a garrafa. Esse passo é essencial pois se a garrafa não estiver na temperatura correta, ela irá explodir. A temperatura ideal é entre 3°C e 5°C. Deixe seu espumante pelo menos três horas na parte mais fria da geladeira, ou uma hora completamente imersa no gelo, inclusive o gargalo.
  2. Retire o lacre e a gaiola de metal que envolvem o gargalo. Em seguida, seque a garrafa e pegue o seu sabre. Tem muitos vídeos na internet que mostram as pessoas abrindo a garrafa com a própria taça, mas deixe isso para os profissionais.
  3. Agora você vai encontrar a “costura” da garrafa, ou seja, a junção das duas metades do vidro. Toda garrafa vai ter essa linha na lateral. Após encontrar essa linha, deixe-a para cima. O sabre irá deslisar sobre essa linha.
  4. Segure a garrafa na base dela, do lado oposto ao gargalo. Você pode utilizar um pano para segurar e assim proteger a mão. Mantenha a garrafa em ângulo de 45 graus, com cuidado para não apontar o gargalo para pessoas ou objetos. Lembre-se que o vidro se quebra, então cuide muito onde você está mirando o gargalo.
  5. Agora você irá segurar firme o sabre. A força é menos importante que a firmeza na hora de atingir a parte certa do vidro. Você irá escorregar o sabre na linha da garrafa algumas vezes e bata com média força na junção da garrafa com a boca. Esteja sóbrio para realizar a técnica e não se machucar!

Agora que você já viu como funciona a técnica de Napoleão Bonaparte, confira os sabres que temos aqui na Boccati para você estourar seu espumante com bastante estilo.

Sabre Pulltex em Caixa de Madeira 

Ideal para celebrar momentos especiais em grande estilo, esse belíssimo sabre com o design original Pulltex irá fazer você se sentir assim como Napoleão quando comemorava suas vitórias – abrindo as garrafas de champanhe com um golpe de sabre único. Consulte opção para personalizar com seu nome!

Sabre Boccati em Caixa de Madeira

A indústria própria da Boccati possui uma opção incrível de sabre. Ideal para você presentear alguém querido, o sabre é embalado em uma caixa de madeira, ideal para presentear de forma única, personalizando a caixa com o nome ou uma frase!

Sabre Boccati em Caixa de Cortiça

A indústria própria da Boccati possui uma opção incrível de sabre. Ideal para você presentear alguém querido, o sabre é embalado em uma caixa em cortiça, ideal para presentear de forma única, personalizando a caixa com o nome ou uma frase!

Temos no nosso canal no YouTube um vídeo mostrando como utilizar o sabre. Confira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *