Saiba por que a Vinícola Santa Rita está entre as melhores do mundo!

por Jéssica Cogo

Olá!

Hoje venho compartilhar com vocês um pouco sobre a Vinícola Santa Rita, eleita recentemente entre as melhores vinícolas do mundo para visitar. Fundada em 1880, a Viña Santa Rita está localizada no Vale do Maipo, no Chile. Na época, Domingo Fernández Concha mudou a forma de elaborar vinhos no país, introduzindo finas cepas francesas nos privilegiados solos do Vale do Maipo e incorporando maquinaria especializada, que, somado à contratação de enólogos da mesma nacionalidade, lhe permitiu produzir vinhos com técnicas e resultados muito superiores aos tradicionalmente obtidos no Chile.

Em 1980, a vinícola passa a ser controlada pelo Grupo Claro, dando um enorme salto qualitativo e empresarial com importantes inovações tecnológicas que foram implementadas permitindo a elaboração de vinhos de melhor qualidade. Com essas mudanças a Santa Rita expandiu muito, e este crescimento se baseou no forte impulso às exportações e na excelente reputação de seus vinhos, os quais obtiveram importantes prêmios.
Dentre os prêmios, em 2013 o vinho Casa Real Reserva Especial obteve um dos reconhecimentos mais relevantes do mundo, foi  nomeado Wine Legend, “vinho lendário”, pela importante revista britânica Decanter, sendo o primeiro vinho sul-americano a obter este título.

A sustentabilidade, um dos pilares mais relevantes na produtividade de Santa Rita, valeu à empresa no ano de 2017 o Prêmio à Sustentabilidade Corporativa na Categoria Social, entregue anualmente pela Sofofa, Universidade Adolfo Ibáñez e Revista Capital. Da mesma forma, o ranking ISC 2017 posicionou a Santa Rita como a segunda vinícola mais sustentável do Chile.

Com tantas premiações conquistadas, preciso compartilhar com você alguns dos vinhos excelentes produzidos pela vinícola!

Vinho Santa Rita Casa Real
Em 2018 Santa Rita celebrou três décadas de Casa Real Reserva Especial, seu vinho ícone 100% cabernet sauvignon, considerado um dos vinhos mais importantes já produzido no Chile. O vinho permanece em amadurecimento por 16 meses em barricas de carvalho francês, e possui uma estimativa de guarda de 20 anos.

Vinho Santa Rita Pewën Carménère

Pewën é com certeza um Carménère ícone e, uma das grandes referências da variedade no Chile. Proveniente do pequeno terroir de Apalta, berço de alguns dos melhores expoentes da variedade no país e de um pequeno quartel com parreiras que datam de 1938. Com estimativa de guarda de 20 anos, harmoniza bem com carnes vermelhas, massas, risotos, charcutaria e queijos. Já recebeu as premiações: Tim Atkin 2020 (Safra 2018 e 2013) | Vinous (safra 2018) | James Suckling ( safra 2018).

Vinho Santa Rita Premium Floresta Cabernet Franc

Floresta para a vinícola é sinônimo de inovação vitícola e uma busca contínua por explorar novos terroirs. Uma mínima intervenção enológica e muito sentido de origem permitem que esta linha seja o viveiro do que a Santa Rita espera que seja o sucesso vitivinícola futuro do país.  Um vinho de concentração média com uma balanceada intensidade aromática, com taninos firmes e elegantes, harmoniza com carnes vermelhas, massas, risotos, charcutaria e queijos. Foi premiado em Tim Atkin (safra 2018) | Vinous (safra 2018) | Descorchados (safra 2018).

Vinho Santa Rita Triple C

Um assemblage de cabernet franc (65%), cabernet sauvignon (30%) e carménère (5%), que reinterpreta o corte bordalês. A tradicional mescla do sudoeste da França, porém com toque local ao adicionar ao blend uma porcentagem de carménère, que entrega frescor e especiarias a um vinho potente e estruturado. Harmoniza com carnes vermelhas, massas, risotos, charcutaria, queijos e carnes de caça. Premiado no Descorchados (safra 2018) | Descorchados (safra 2017) | Tim Atkin 2021 (safra 2017).

Você pode acessar nosso site para conferir outros vinhos desta renomada vinícola, além de diversas opções de acessórios para tornar a experiência ainda mais incrível! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *