As Olimpíadas e os Vinhos Premiados

por Amanda Costa e Ângela Lazzarini

As Olimpíadas

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Considerado o fundador dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin) dizia “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pisa (cidades antigas da Grécia) aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Atenas foi a cidade que sediou a primeira Olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Falando nisso, você sabia que existem concursos mundiais e nacionais de vinhos? 🥇 🥈 🥉

Os Vinhos Premiados

Você já deve ter visto por aí diversos rótulos de vinhos com adesivos marcando algum tipo de pontuação, premiação ou medalha. Isso quer dizer que esse rótulo de vinho é um dos melhores do mundo? Não exatamente.

Apesar do vinho ser produzido no mundo há milênios, os sistemas de pontuação de vinhos surgiram mais recentemente com o crescente surgimento de novos rótulos no mercado. Na década de 70, o hoje mais famoso crítico de vinhos do mundo, Robert Parker, patenteou seu sistema de avaliação onde os vinhos ganham notas que variam de 50 a 100 pontos.

Isso facilitava muito para que os consumidores tivessem avaliações resumidas, no meio de tantos rótulos, de quais eram supostamente os melhores. Ficou mais fácil comprar vinho.

Pensando nisso, trouxemos 3 indicações de rótulos com as medalhas de ouro, prata e bronze para você degustar enquanto assiste as olimpíadas.

Vinho Guatambu Rastros do Pampa Tannat 750ml 🥇
Medalha de Ouro – Mundial de Bruxelas Brasil (2013)
91 pontos – Guia Adega (2019/2020)
Melhor Vinho Tinto Nacional – Expovinis (2014)

Apresenta grande intensidade de cor e complexidade aromática, que nos remete a frutos escuros, tais como amoras, mirtilos e um sutil toque de ameixa-passa, que são amparados com suaves toques de chocolate e especiarias. Na boca, bastante corpo e estrutura, e taninos domados. Esqueça a austeridade de um tradicional Tannat, esse vinho é macio, harmônico e delicado.

Sugestão de harmonização: Carnes vermelhas, tanto assadas como grelhadas, de caça, carnes de panela, massas, risotos e queijos de pasta dura.

 

Vinho Casa Valduga Identidade Gran Corte 750ml 🥈
Ouro – Grande Prova de Vinhos 2019 (safra 2013)
Ouro – Vinus, Argentina 2018 (safra 2013)
Prata – Sélections Mondiales des Vin, Canadá 2018 (safra 2012)

É intenso, com taninos firmes e equilibrada acidez. Demonstra em boca todo o potencial adquirido durante um ano de maturação em carvalho francês novo, revelando-se um vinho opulento e pleno. O final de boca remete ao olfato, com presença de frutas vermelhas e notas tostadas da madeira.

Sugestão de harmonização: Massas com molhos picantes, queijos maduros e carnes de caça.

 

Vinho Amitié Pinot Noir 750ml 🥉
Medalha de Bronze – Decanter World Wine Awards 2021 (safra 2020)

É uma edição limitada deste varietal elaborado na Serra Gaúcha, de coloração vermelho rubi violáceo é límpido e brilhante. Apresenta aromas frutados, lembrando cereja e morangos, com toques florais como violeta. Em boca apresenta taninos macios e aveludados, com boa persistência gustativa e acidez equilibrada.

Sugestão de Harmonização: Frutos do mar e peixes, Antepastos e queijos, Massas e risotos

 

E você, já degustou algum vinho com premiação? O que achou? Conta para gente o seu favorito! 🍷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *