Vinhos Italianos

por Fabíola Canabarro Fabro

Conhecida como a “Terra do Vinho”, a Itália é a maior produtora mundial da bebida e conta com uma enorme variedade de uvas autóctones, também conhecidas como nativas. Os vinhos italianos figuram entre os melhores do mundo e isso não é à toa, afinal o país conta com diversas condições favoráveis para a vitivinicultura. Uma longa cadeia montanhosa se estende por mais de mil quilômetros e a adequada combinação de altitude, e sua latitude e a exposição solar facultam a obtenção de uvas de maior qualidade e, consequentemente, de vinhos superiores.

Nosso sommelier Rodrigo Webber foi até a Itália e visitou várias vinícolas interessantes, confira as dicas exclusivas no post Vinotrip: Um Tour pela Itália!

Cada região do país possui uma forma única de produzir o vinho, com combinações diferenciadas das condições climáticas e também das variedades do solo, além do modo de cultivo das uvas. Esses fatores influenciam diretamente nos sabores e aromas que tornam os vinhos italianos tão marcantes e especiais.

Pensando na importância do país para a vitivinicultura, reunimos aqui algumas das mais populares regiões italianas e suas principais características para você saber um pouco sobre a Itália!

A Região do Piemonte é a sétima produtora italiana de vinhos e possuidora do maior número de Regiões Demarcadas do país, ao todo são 42 DOC (Denominação de Origem Controlada) e 17 DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). O território é coberto por colinas, o que favorece o cultivo da vinha. A combinação peculiar de elementos pedológicos e climáticos dá origem a vinhos renomados, como o Barolo e o Barbaresco.

Localizada na região central da Itália, a Toscana produz vinhos de altíssima qualidade. Alguns dos mais famosos tintos italianos como o Chianti, o Brunello di Montalcino e o Rosso di Montalcino têm origem aqui a partir da uva Sangiovese e encantam o mundo todo pela perfeita expressão do seu terroir e pela sua grande diversidade de sabores e aromas.

Com paisagens onduladas pelas colinas, a região possui vinhedos de altitude e clima mediterrâneo com grandes amplitudes térmicas que produzem cepas de excelente qualidade e fazem da Toscana a sexta maior produtora italiana de vinhos.

A Puglia é uma região cercada por praias e repleta de paisagens de tirar o fôlego. Destaca-se pela grande produção de seus vinhedos e também pela qualidade dos vinhos. A região é responsável por cerca de dezessete por cento de toda a produção de vinho italiano e conta com cerca de 400km com clima e solo propícios para o cultivo da uva. São diversas variedades de uvas nativas, como a Trebbiano e a Sangiovese, que são as italianas mais conhecidas, e também a Primitivo, a queridinha dos brasileiros, e a Negroamaro.

Com amplo cultivo em terras italianas, a Trebbiano é responsável pela produção de mais de oitenta rótulos, sendo a maioria deles vinhos brancos de aspecto refrescante.

Localizada no nordeste da Itália, a região do Veneto é a terra natal de algumas das mais conhecidas denominações italianas, como Valpolicella, Bardolino e Prosecco. O encorpadíssimo Amarone é um dos maiores exemplares italianos produzidos nessa região. Os vinhos mais famosos de Veneto são os tintos Valpolicella, Amarone della Valpolicella, Recioto della Valpolicella e Bardolino, o branco Soave e o espumante Prosecco.

Nossa colunista de viagens Eduarda D’Agostini fez uma incrível viagem para essa região e nos conta um pouquinho no post Verona: história, amor e muito vinho!

Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo, separada da Itália pelo Estreito de Messina. Com áreas montanhosas, os solos da região italiana possuem ótima incidência de raios solares e um clima de verões intensos e baixas quantidades de chuva, que torna a Sicília ideal para que as videiras alcancem o ápice de sua qualidade.

A maior parte dos produtores da região dedica-se ao cultivo de uvas nativas que dão origem a maravilhosos vinhos.

Agora que você já está bem informado, que tal acessar o nosso site e escolher um destes rótulos tão especiais para ter uma experiência completa e degustar o verdadeiro sabor da Itália?

E se quiser se especializar ainda mais, confira o post especial Como ler o rótulo dos vinhos na Itália aqui no Blog Terroir Boccati.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *