Dicas de Alimentação para o Outono

por Caroline Costacurta (Nutricionista) CRN2 9470D

Dias de temperaturas amenas e noites mais frias, árvores perdendo suas folhas, e aquela paisagem em tons amarelos e castanhos. Assim é o outono, a “estação das frutas”, período de transição entre o verão, quente e úmido, e o inverno, frio e seco.

O outono nos brinda com uma grande variedade de alimentos de origem vegetal e os produtos da estação trazem também mais qualidade. É nessa estação que, são colhidas as frutas mais doces e verduras com coloração mais viva e aromas mais intensos. É o ponto alto do ano no sabor e nos nutrientes dos produtos de origem vegetal.

É também nessa estação que começam as primeiras incursões de massa de ar frio no ano, que resultam na queda das temperaturas e formação das primeiras geadas.

Por ser uma estação de clima mais seco e com grandes diferenças de temperaturas é também nessa estação que se dá início ou se agravam as doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e infecções virais (resfriados, gripe, laringites) e bacterianas (sinusites, pneumonias). Então, aproveite a maior oferta de frutas cítricas, ricas em vitamina C, para reforçar a imunidade e não esqueça de se hidratar, bebendo bastante água.

Consuma também verduras e legumes da estação, como abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, batata-doce, cenoura, chuchu, mandioquinha, nabo, pepino, rabanete. Tomando o cuidado de adquirir alimentos em locais que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação. E conservando os alimentos em local seco e arejado, e longe de raios solares.

Procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes. Evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições, principalmente snacks industrializados. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

E para reforçar a sua imunidade e aquecer as primeiras noites de frio, que tal preparar uma Sopa Creme de Abóbora, com um toque picante de gengibre, que é um ótimo aliado para a saúde, por ter ação antioxidante e anti-inflamatórias, além de ser termogênico. Essa receita também pode servir de entrada para um jantar!

Confira receita especial para comer bem neste outono!

2 Replies to “Dicas de Alimentação para o Outono”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *