Conheça 5 vinhos tintos leves para apreciar no verão

Por Caiani Lopes e Ângela Lazzarini

 

Em dias quentes os vinhos brancos e rosés costumam roubar a cena e rechear as taças dos enófilos. No entanto, nem só dos rótulos claros se faz verão. Se você é apaixonado pelos tintos e não abre mão deles mesmo no calor, este texto vai te inspirar a descobrir novos sabores. A nossa sommelière internacional Ângela Lazzarini separou 5 opções de vinhos tintos leves e perfeitos para a estação mais quente do ano.

Para iniciar este tour é importante saber que, geralmente os tintos leves são menos complexos e não passam por barricas de madeira, ou então estagiam menos tempo. Na maioria das vezes são vinhos que valorizam mais a fruta e o frescor em si do que outras características.  Além disso, o ideal é que eles sejam servidos em temperaturas mais baixas que os 18ºC, normalmente indicados para um tinto.

 

 

Vinho com uvas dos pampas gaúchos

Para iniciar nossa lista indicamos um vinho jovem e descomprometido, assim como a estação mais quente e animada do ano. O Dal Pizzol Gamay Beaujolais é um rótulo leve, frutado e delicado. Seu frescor é típico e bem presente, exaltando notas de frutas como banana madura, pera e frutas vermelhas. Tem boa maciez, descontraído e com frescor agradável, característico da variedade.

Para sua produção a uvas foram colhidas no auge de maturação, após foram desengaçadas e esmagadas. A fermentação alcoólica com leveduras selecionadas e curta maceração (03 dias). Este mosto segue sua fermentação controlada praticamente igual a um vinho branco em termos de temperatura (de 22 a 25°C). O vinho passa pelas devidas filtrações e é engarrafado, permanecendo 30 dias antes de ser comercializado e consumido por você.

 

Uma referência mundial dos vinhos franceses

O Brasil, como um belo país tropical, é referência quando se fala em calor, mas o verão francês é tão quente quanto o daqui. E como um dos países referência no mundo dos vinhos, a França obviamente têm ícones para todas as estações, por isso ela não poderia ficar de fora desta lista. Escolhemos o Calvet Varietals Pinot Noir um vinho de qualidade e autêntico.   

É um vinho com um visual límpido, brilhante, coloração vermelho rubi de baixa intensidade. No olfato você sentirá frutas vermelhas frescas, baunilha e especiarias. Já no paladar, tem corpo leve, taninos macios e média acidez. Um rótulo que harmoniza perfeitamente com dias quentes. Atualmente Calvet foi até servido na celebração do prêmio Nobel e aqui no Brasil é o vinho servido no consulado francês para celebrar a festa nacional francês, no dia 14 de julho.

Para desbravar os vinhos da Nova Zelândia

Já pensou em experimentar vinhos da Nova Zelândia? Um dos focos dos produtores do país é a uva Pinot Noir, famosa por ser de difícil cultivo, mas que se adaptou perfeitamente ao clima do país, originando vinhos com classe, ricos e bastante elegantes. O Cloudy Bay Pinot Noir nasceu de uvas cultivadas em condições ideais, as videiras produzem frutos de aromas intensos, com característica varietal marcante.

Este pinot noir é complexo, maduro, de aromas agradáveis como cerejas vermelhas rechonchudas e sabores intensamente vibrantes. De corpo médio e macio ao paladar tem potência e concentração de sabor. Persistente, deve ser bebido já porque não vai evoluir.

 

 

Um Pinot Noir fresco, elegante e com personalidade

Um tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Pinot Noir, com estágio em barricas novas de carvalho francês durante 6 meses traz elegância e personalidade. O Vinho RAR Collezione Pinot Noir é fruto de uma safra excepcional e carrega notas terrosas e com especiarias, envolvendo toda sua fruta vermelha madura. Tudo é mantido em equilíbrio por acidez refrescante e taninos firmes, que trazem certa tensão ao conjunto.  fresco.

Este Pinot Noir pode ser consumido de forma despretensiosa, com petiscos, porém também suporta comidas mais untuosas e suculentas, como carnes grelhada, massas com molhos de tomate, queijos macios e leves, pizzas clássicas e até carnes de caça como coelho, faisão, perdiz e pato.

 

 

Vinho Pinot Noir com descendência açoriana

Para encerrar nossas dicas de vinhos tintos leves, escolhemos um premiado. O Capella dos Campos Merlot recebeu a medalha de ouro no concurso Wines Brazil, no ano de 2019. Este rótulo é produzido pela Família Lemos de Almeida, na cidade de Muitos Capões e é a única vinícola com características Açorianas no Brasil. São especialista em produzir vinhos finos de castas portuguesas e francesas.

É um vinho fácil de beber, que tem persistência ligeira. E claro, é leve e agradável, como deve ser um tinto para o verão. Tem presença de frutas vermelhas em seu aroma. O Vinho Capella dos Campos Merlot harmoniza com comidas com um pouco mais de estrutura, como lasanhas, massas com molhos estruturados, pizzas, carnes vermelhas assadas ou grelhadas.

 

Viu como no verão também podemos apreciar bons vinhos tintos? Basta escolher o rótulo certo. O ideal é que seja um vinho jovem, leve e fácil de beber. Ficou com alguma dúvida? Nos mande uma mensagem que nossa sommèliere te ajuda!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *