Saiba como ler o rótulo dos vinhos de Portugal

por Roberta Malta Saldanha

 

Olá! Você sabia que o rótulo de um vinho traz informações básicas e importantes sobre o produto? Como sua procedência, o tipo de uva usado na sua produção, sua graduação alcoólica, entre outros… Porém, em cada país essa informação pode vir de formas diferentes.

Por isso, aqui no blog vamos contar um pouquinho sobre as peculiaridades dos rótulos dos vinhos ao redor do mundo. Hoje nossa viagem será a Portugal!

Vinho de Mesa – VM: representa o grosso da produção. São vinhos simples que podem ser feitos em qualquer lugar do país.

Vinho Regional – VR: vinhos de mesa com indicação geográfica que abrange oito regiões de origem: Algarve, Alentejo, Beiras, Estremadura, Ribatejo, Rios do Minho, Terras do Sado e Trás-os-Montes.

IPR – Indicação de Procedência Regulamentada: vinhos que terão de cumprir, em um período mínimo de cinco anos, todas as regras estabelecidas para a produção de vinhos de grande qualidade para poderem, então, passar à classificação de DOC.

DOC – Denominação de Origem Controlada: abriga os melhores vinhos portugueses, cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras com legislação própria.

VQPRD – Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada: vinhos de alta qualidade e número limitado, que respeitam normas quanto às castas de uvas, ao aroma, à cor, ao sabor e à limpidez. Essa designação engloba todos os vinhos classificados como DOC e IPR, também aplicada aos vinhos licorosos (VLQPRD – Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada) e aos espumantes (VEQPRD – Vinho Espumante de Qualidade Produzido em Região Determinada).

 Garrafeira: vinhos que devem ter, no mínimo, 0,5% de álcool a mais do que o mínimo exigido pelo DOC. Os tintos devem ter ao menos dois anos em barris de carvalho e um ano em garrafas, e os brancos, seis meses em barris de carvalho e seis em garrafas.

Reserva: vinhos que têm origem e safra determinada, e 0,5% de teor alcoólico acima do mínimo estabelecido para a região.

 

Conheça a seleção especial de Vinhos Portugueses feita por nossos sommeliers! 🍷

Quer conhecer um pouco mais sobre as regiões vinícolas de Portugal? Confira o post especial Portugal, dos brasileiros.

Fonte: Vinho: História, Particularidades e seus Destilados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *