Saiba qual vinho perfeito para assistir cada filme indicado ao Oscar

por Caiani Lopes e Ângela Lazzarini

Harmonizar vinhos com queijos, chocolates e pratos elaborados é algo que com certeza você já leu por aí, né? Mas aqui no blog Terroir você verá que os vinhos são tão democráticos que é possível harmonizá-los também com filmes.  Aproveitando que o Oscar será realizado neste domingo, 27/03, a nossa sommelière internacional Ângela Lazzarini preparou uma seleção de vinhos para combinar com os indicados na categoria de Melhor Filme.

Dos dramas que dominaram as indicações até os romances, dos tintos encorpados até os brancos mais cítricos. Há filmes e vinhos para todos os estilos, com certeza alguma combinação será perfeita para você. Então prepare o sofá, o saca-rolhas e coloque o celular no silencioso. A sessão já vai começar:

O líder de indicações no Oscar: Ataque dos Cães

Não poderíamos iniciar a lista com outro filme. Ataque dos Cães lidera as menções com 12 indicações, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator. É um faroeste produzido pela Netflix e conta a história dos irmãos Phil e George Burbank, que são fazendeiros de família rica e dividem o trabalho no campo. O filme se passa em 1925.

George e Phil são irmãos, responsáveis por administrar a fazenda dos pais em Montana, e o que define esse embate são suas visões distintas e veladas sobre a vida, os negócios, o passado e os afetos.  Um suspense com reviravoltas que podem surpreender justamente por pegar o espectador no contrapé do preconceito e das enganosas primeiras impressões. Para harmonizar com este filme indicamos o Vinho Salton Talento  um blend composto por 50% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot e 20% Tannat. Um vinho robusto, marcante com características do amadurecimento em carvalho, como tostado, tabaco, café e especiarias.  Ou seja, o vinho perfeito para harmonizar com este épico faroeste.    

Duna, ficção científica que pede um vinho denso

Duna é uma adaptação do livro “Duna” de ficção científica escrito por Frank Herbert, 1965. A história se passa em um futuro distante com muita tecnologia, mas sem qualquer computador ou robôs inteligentes — elementos clássicos na maioria das obras de ficção científica.

O protagonista é Paul Atreides, cuja família passa a administrar um planeta desértico, chamado “Duna”.  Para acompanhar este épico futurista a sommèliere indica o Vinho Nieto Senetiner Malbec DOC. Em boca é um vinho com muita personalidade, boa acidez, encorpado, com final longo e elegante. Tem um potencial de guarda de até 10 anos, assim como o filme que se passa no futuro, o rótulo pode ser guardado para extrair o melhor dele. O filme pode ser visto nas plataformas: HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e nos cinemas.

Amor, Sublime Amor, o musical que pede por um bom rosé

Uma adaptação de um musical da Broadway, que se passa em 1957. O longa conta a história da rivalidade entre a gangue “Jet”, norte-americanos e “Sharks”, porto-riquenhos. Ambas lutam para controlar o bairro Upper West Side. Na trama, a jovem Maria, pertencente à gangue Sharks, está com um casamento arranjado marcado com Chico, mas ela se apaixona por Tony, da gangue rival.

Nesta história inspirada em “Romeu e Julieta”, o casal enfrentará grandes problemas para permanecer juntos. Para Ângela o vinho perfeito para apreciar enquanto assiste esse clássico é o Abreu Garcia Rosé Malbec. “Este é o primeiro vinho rosé varietal Malbec produzido na região. De alta qualidade, é leve e refrescante, lembra os vinhos rosados da região da Provance, França.” O filme pode ser assistido nos cinemas.

Não Olhe Para Cima: uma comédia com ácidas críticas

Este talvez seja o filme mais famoso da lista. A comédia narra a história Randall Mindy e Kate Dibiasky, dois astrônomos. Eles descobriram um cometa que está em rota de colisão com o planeta Terra.

Os dois protagonistas tentam fazer com que a notícia seja levada a sério, mas terão que fazer mais do que contar a notícia para a população, uma vez que ninguém os levará a sério. Um filme que a princípio parece leve, mas oferece ácidas críticas a nossa sociedade atual. Para harmonizar com este roteiro que tal um excelente branco? O Veramonte Ritual Chardonnay é um rótulo de personalidade, muito refrescante. A elaboração do Ritual Chardonnay envolve um verdadeiro ritual que começa nos vinhedos, no Valle de Casablanca, Chile. O resultado é um vinho cremoso, elegante, de expressivo aroma de maçã verde e tangerina, com notas de baunilha e avelã.

King Richard: Criando Campeões: história real para um vinho marcante

Com uma narrativa envolvente este filme é baseado na história de Richard Williams, pai das famosas jogadoras de tênis Serena e Venus Williams. Com o objetivo de fazer as filhas campeãs de tênis, Richard vai fazer de tudo para levá-las das ruas da cidade de Compton para o mundo.

O filme narra a ascensão improvável de Serena e Venus Williams, que deixaram de treinar em quadras de tênis em ruínas na periferia pobre de Los Angeles para figurar entre as maiores atletas de todos os tempos. O vinho perfeito para esta trama é o Barone Montalto Passivento Nero d’Alvola Terre Siciliane IGT . Um vinho redondo, devido ao processo de apassimento das uvas. Perfeito para quem aprecia um vinho macio, com final levemente adocicado, assim como a história de sucesso das tenistas.   O longa pode ser assistido nas plataformas: HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play e Microsoft Store.

Agora que você já tem uma bela lista de filmes é só correr no nosso site e escolher o rótulo ideal para harmonizar. Ah! Estão com até 20% de desconto. Garantimos que a experiência será inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *