O inverno chegou, que vinho tomar? 4 dicas com o Sommelier Internacional Jylson Carvalho!

por Maria Luiza Krakhecker

O frio está chegando e com ele, nada melhor que um vinho para esquentar, não é mesmo?
São tantas opções de vinhos no mercado que ficamos perdidos na hora de escolher um! Será que um vinho tinto fino ou nobre? Seco ou suave? Barricado ou não? Pensando nisso, o nosso sommelier internacional Jylson Carvalho irá te auxiliar na escolha de um bom rótulo para apreciar essa estação!!

As opções escolhidas pelo nosso sommelier foram pensadas para harmonizar com diferentes pratos e ocasiões, além disso, há rótulos nacionais e importados, tudo para você apreciar o melhor dos vinhos tintos nesse inverno.

O vinho tinto perfeito para o frio

Esta indicação é para quem ama um vinho marcante para acompanhar bons pratos nessa estação fria que vem chegando!

 

 

O Vinho Amitié Colheitas Tannat  é um rótulo que expressa a melhor versão do tannat da Campanha Gaúcha, potente e com bastante complexidade! Com aromas de frutas vermelhas, em boca ele é bastante estruturado, com taninos redondos e macios e de acidez equilibrada. Apresenta coloração vermelho intenso com reflexos violáceos, harmonizando perfeitamente com carnes vermelhas, massas, carnes de caça, risotos e até mesmo uma bela feijoada!! Experimente harmonizar com pratos igualmente estruturados e se surpreenda!

Pontuações: Medalha de Bronze – IWSC Londres SAFRA 2020


Inspirado nas vinícolas italianas

Os vinhos da Leone di Venezia possuem um grande diferencial: suas mudas das videiras foram importadas dos melhores viveiristas italianos! Essa vinícola se encontra a 1280 metros do nível do mar, e assim, garante bastante sol, temperaturas amenas e com significativo gradiente térmico que permite um longo período de maturação e por consequência, uma ótima concentração de açucares, polifenóis, aromas e taninos também maduros. Na vinificação, utilizam alguns protocolos italianos e métodos que resgatam a tradição, mas com a mínima interferência nos processos.
Afim de preservar ao máximo as características dos vinhos, os rótulos não são estabilizados e nem filtrados!

 

 

Esse rótulo escolhido por Jylson é um Montepulciano que destaca aromas de frutas negras, notas de ameixas, especiarias variadas em harmonia com o carvalho. Na boca, é um vinho vivo que revela ótima estrutura e corpo, evidenciando frutas negras, pimenta, baunilha, notas balsâmicas e chocolate amargo, harmonizadas pela passagem de 14 meses em barricas!! Possui final de boca longo com taninos intensos, mas macios. Harmoniza perfeitamente com carnes gordas e de caça ou até mesmo massas com molhos mais fortes.

Nossa Sommelière Angela Lazzarini acrescenta ”Uma vinícola no estilo italiano em terroir de altitude e a paixão por vinhos tem como resultado um produto único com personalidade, intenso, estruturado e harmonioso. Experimente!”

Pontuações

Medalha de Ouro – Grande Prova de Vinhos do Brasil 19 (safra 2017)
Grande Gold 91,3 – Wine Of Brazil Awards 19 (safra 2017)
Melhor Montepulciano – Guia Adega 17/18 (safra 2016)
Medalha de Ouro – Grande Prova de Vinhos do Brasil 18 (safra 2016)

 

Inusitado e surpreendente

Do Vale de São Francisco, na Bahia, este vinho representa uma das máximas expressões da uva Syrah em território brasileiro. Essa uva possui um caráter único, dando origem à vinhos muito potentes! É um vinho com alto potencial de envelhecimento.

 

 

Esse Miolo Testardi Syrah é um vinho altamente estruturado e de médio volume em boca, devido à precoce integração a madeira. É um vinho muito equilibrado, untuoso, de acidez refrescante e de longa persistência em boca. Possui aroma de fruta vermelha madura, como morango, ameixa preta, notas mescladas com gengibre, noz moscada e nuances defumadas. Amadurece 12 meses em barrica de carvalho francês harmoniza com pratos estruturados, como um bife de ancho ou até mesmo um  filé mignon. Para os mais ousados, uma carne de carneiro acompanhada desse Syrah é uma combinação perfeita!

 

Um belo Cabernet Sauvignon para fechar essa seleção mega especial!

Elaborado em pequenas quantidades, na safra de 2017 foram produzidas apenas 3.407 garrafas numeradas desse rótulo pra lá de especial! Para sua produção as uvas são colhidas em períodos distintos, no início de fevereiro em Uruguaiana e no final de março de em Pinto Bandeira.

 

 

O vinho Valmarino Double Terroir Cabernet Sauvignon fica 12 meses em madeira americana de 1º uso, com tostagem média, trazendo aroma de frutas negras, como cassis e mirtilo, frutas secas como uvas passas e ameixa e com sutil presença da madeira que lhe conferem aromas de café, chocolate, tostado e especiarias. Em boca apresenta acidez moderada, gosto frutado com a presença de taninos sedosos que conferem grande persistência. É um ótimo vinho para acompanhar risotos, queijos, carnes e massas.

“Um excelente vinho, aromas complexos e elegantes, com uma proposta diferente dos Cabernets tradicionais. Produção muito limitada” complementa nosso Sommelier Rodrigo Webber.

Premiações:

Medalha  Grand Gold – Cabernet Sauvignon Double Terroir  – Safra 2017 – Wines of Brazil  Awards 2020
Medalha de Ouro – Cabernet Sauvignon Double Terroir  – Safra 2017  – 10º Brazil Wine Challenge  2020
Medalha de Ouro- 91 pontos  – Cabernet Sauvignon Double Terroir  – Safra 2017  – Grande Prova Vinhos do Brasil 2020
Medalha  Platinum – 93 pontos – Cabernet Sauvignon Double Terroir  – Safra 2018 – Wines of Brazil  Awards 2021.

Agora que o nosso sommelier internacional Jylson Carvalho te mostrou ótimos rótulos para esse inverno, já sabe qual será sua primeira escolha? Dê uma conferida em nosso site e se desejar saber mais informações ou tirar dúvidas, mande um WhatsApp que iremos te auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *