Conheça mais sobre o Vinho Rosé e se apaixone!

Por Maria Luiza Krakhecker

 

Conheça mais sobre o Vinho Rosé e se apaixone!

 

 

O vinho rosé, por muito tempo foi considerado um vinho de pouca qualidade pois muitos acreditavam que era um vinho obtido da mistura do vinho tinto com o vinho branco. Alguns ainda acreditam que seja isso, mas continue lendo para descobrir que os rosés possuem essa linda tonalidade devido à sua elaboração!

O que é o vinho rosé?

O rosé é um vinho para experimentar e se apaixonar! Fresco, leve e de fácil harmonização. Os tons de rosa variam do salmão ao cereja, tudo depende da elaboração e da uva. Existem algumas técnicas para elaborar um rosé, as principais são prensagem direta, maceração curta, o corte ou sangria.

Métodos

Considerado vinho de verão por sua leveza e frescor, vamos ver em seguida quais os métodos utilizados para elaborar esse vinho que fica entre um vinho tinto e um branco, tendo a leveza e o frescor de um branco e o corpo e estrutura de um tinto.

 

Método de maceração curta

A maceração é a primeira etapa na elaboração de um vinho. É onde as uvas são esmagadas até que seu mosto (suco) seja totalmente extraído. O tempo em que as cascas e sementes ficam em contato com o mosto é chamado de maceração. Este processo consta em extrair substâncias fundamentais para o vinho como a cor, os aromas e também os taninos.
Como é na maceração que a cor é determinada, no caso dos vinhos rosés, o período de maceração é muito curto, durando apenas horas para garantir a coloração rosada. Essa técnica também pode ser chamada de maceração pré-fermentativa e atualmente é a mais utilizada o mundo enológico.
Curiosidade: é na casca da uva que contém a cor, visto que a polpa da fruta é sempre branca.

Método de sangria

Logo no início do processo de fermentação, na elaboração do vinho tinto, cerca de 10% do líquido que já apresenta a coloração rosa é retirado do tanque original para outro recipiente. Chama-se sangria pois essa prática é como se o tanque “sangrasse”. Sendo assim, as fermentações são finalizadas separadamente. Destes, 10% são destinados ao vinho rosé e o restante torna-se vinho tinto. Essa técnica é muito rara, visto que a fermentação desse mosto segue em fermentação juntamente com mosto branco, e para atingir o equilíbrio perfeito entre eles é necessário muito conhecimento para que esse vinho rosé mantenha a qualidade, mesmo com o passar do tempo.
Apesar de ser uma técnica muito difícil, ela garante fermentados de alto padrão. Seus rosés são mais concentrados tanto em cor quanto em estrutura.

Método de corte

Proibido na Europa, esse método nada mais é do que misturar uma parte de vinho tinto a um vinho branco. Parace muito simples, né? Pelo contrário, é um método bem complexo.
Esse método que consiste em misturar vinhos tintos e brancos necessita muita habilidade do enólogo para que o resultado seja estável e equilibrado, tornando o vinho agradável ao paladar!
Também chamado de blend ou assemblage, esse método possui dois extremos: vinhos excelentes ou de péssima qualidade. Alguns espumantes da região de Champagne utilizam esse método de forma excepcional.

Se pensarmos na quantidade de variedades de uvas que existem, abre-se um número enorme de possibilidades de blends, e esse motivo faz com que muitos resultados não sejam bons.

Método de prensagem direta

Nesse método, as uvas tintas são prensadas delicadamente, assim como é feito na produção de vinhos brancos, permitindo que o mosto seja levemente colorido pelos pigmentos das cascas. Depois, ele segue para fermentação em branco. O resultado é um rosé de cor clara e com delicados aromas de frutas vermelhas.

Harmonização

Já vimos que os vinhos rosés são fáceis de harmonizar por serem vinhos leves e frescos. Porém, existem rosés mais estruturados e encorpados, podendo harmonizar com pratos mais elaborados. Nossa dica de harmonização para esse inverno é um filé de frango com ervas finas com o vinho Valmarino Cabernet Franc Rosé. Esse vinho em boca é harmônico e refrescante, com acidez equilibrada e notas florais e minerais. É possível sentir também frutas de polpa branca e leve toque de baunilha.

 

 

Nossos sommeliers fizeram uma seleção muito especial para comemorar o Dia do Vinho Rosé! Em nosso canal no youtube temos um vídeo explicando um pouco sobre os rosés, assista e nos acompanhe aqui para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos!

One Reply to “Conheça mais sobre o Vinho Rosé e se apaixone!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *