Vinho Barolo, o vinho dos reis!

por Amanda Costa

A região Piemonte é uma das mais importantes na produção de vinhos da Itália. É conhecida pela produção de vinhos de alta qualidade e pelo envelhecimento, sendo eles o Barolo, Barbaresco e Barbera.

O vinho Barolo é produzido no noroeste da Itália, na província de Cuneo, dentro da região de Piemonte.

Séculos atrás, no início da produção desse vinho, ele era feito de forma muito inadequada, fazendo com que os nobres italianos preferissem beber vinhos franceses, que eram considerados de maior qualidade.

A francesa Marquesa Falletti di Barolo casou-se com o italiano Carlo Tancredi Faletti di Barolo, dono do palácio Barolo. Inconformada com a opinião dos italianos sobre os próprios vinhos, decidiu trazer um dos melhores enólogos da época, Louis Oudart, para auxiliar na produção do vinho italiano, tornando assim, considerado o vinho dos reis e o Rei dos vinhos!

O vinho Barolo é produzido a partir da uva Nebbiolo (que também produz os vinhos Barbaresco). Seus vinhos são encorpados, com personalidade e alto teor alcoólico, se tornando elegantes e complexos com o envelhecimento. Dizem que seu nome é ligado a “neblina”, tanto por sua coloração acinzentada como pelas características climáticas de Piemonte.

O Barolo é rico em aromas, tem sabores marcantes, taninos persistentes, é intenso e concentrado. Sua coloração costuma ser um vermelho-rubi com pouca profundidade.

Alguns dos aromas mais frequentes nesse vinho são os de rosas, ervas secas e alcatrão. Para ser classificado como Barolo, de acordo com as regras DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), o vinho precisa envelhecer pelo menos dois anos em barril e um ano na garrafa. Para receber a denominação “riserva”, são necessários 5 anos — três deles em barril.

Trouxemos 4 excelentes rótulos para você degustar e sentir toda a experiência dessa história do vinho Barolo.

Vinho Ricossa Barolo 2015 750ml

Vinho Araldica Flori Barolo 2016 750ml

Vinho Ricossa Barolo DOCG Riserva

Vinho Pio Cesare Barolo DOCG 2009 750ml

E aí, gostaram? Conta pra gente qual o teu vinho italiano favorito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *