Vinho rosé: saiba por que é a bebida do verão!

Por Caiani Lopes e Ângela Lazzarini

A estação mais quente, alegre e convidativa do ano inicia hoje, 21 de dezembro, e pede uma bebida a altura, né? Fresco, leve e divertido, o vinho rosé harmoniza perfeitamente com o nosso clima tropical e atividades ao ar livre como piscinas, piqueniques ou aquela tarde na praia.  Então se liga nas nossas dicas para encontrar o rosé perfeito para brindar e deixar a sua vida “mais cor de rosa”.

Mas a final o que é um vinho rosé?
É um vinho produzido por meio da maceração das uvas tintas, mas que fica menos tempo em contato com as cascas, conferindo um tom rosado à bebida. Ele nasceu na belíssima região francesa da Provença, reconhecida pelas belas e glamourosas praias. Com o passar do tempo ele foi conquistando seu espaço em outros cantos do mundo e hoje é adorado na Itália, Portugal, Espanha e claro, um certo país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza… 😉

Harmonização: um vinho democrático

Como ele é um vinho com a cara do verão, fica perfeito com frutos do mar, saladas e petiscos mais leves. Mas não deve ser limitado a isso, pois suas características também se encaixam perfeitamente com carne de gado, mexilhão e carne suína. Ou seja, também é perfeito para aquele churrasco caprichado com os amigos. Essa qualidade o torna ainda mais especial e com o apelido de “vinho do verão”. Abaixo algumas combinações de rosés e pratos:

  • Pizzas: é claro que um dos pratos mais amados no mundo harmoniza com o rosé. A combinação do queijo, massa, sal e gordura é perfeita com a acidez leve deste vinho;
  • Queijos: desde os de casca branca como o brie até os mais fortes como queijo de cabra;
  • Massas: com molhos ácidos como os de tomate se equilibram perfeitamente com a leveza do rosé;
  • Peixes: salmão grelhado com saladas ou preparados com ervas finas e molhos de frutas frescas, estilo maracujá;
  • Carnes: mais apimentadas e temperadas, pois sua acidez refresca a boca da ardência dessas escolhas.

As combinações são infinitas, né? Então é só soltar a criatividade, chamar os amigos e botar seu rosé para gelar.

 

Qual a temperatura perfeita de um rosé?



Por falar em gelar, qual a temperatura certa para apreciar esta iguaria? Como é um vinho leve e refrescante, ótimo para os dias quentes, o ideal é que seja servido entre 8° a 12° graus. Antes de servir coloque a garrafa por pelo menos uma hora no refrigerador. Após aberto deixe em um balde com gelo para manter sua temperatura e você extrair o melhor desta bebida.

Após aberto, pode durar até 1 semana na geladeira, mas é importante recolocar a rolha ou tampa para preservar sua qualidade. Temos algumas opções perfeitas de tampas para você guardar seu vinho.

Escolha o rosé perfeito para você

A sommelière internacional da Boccati Ângela Lazzarini, fez uma seleção especial de cinco rosés para você curtir o verão com a garrafa ideal para cada momento. Confira a lista abaixo e viva o melhor da estação:

  1. Vinho Jorge Rubio Finca Gabriel Malbec Rosé:  um rosé argentino leve, fresco e delicado. Com boa acidez e um agradável equilíbrio no retrogosto. Harmoniza perfeitamente com peixes e frutos do Mar. Carnes Brancas. Risoto de frutos do mar. Carnes brancas grelhadas. Massas e Saladas em geral.
  2. Pedra Cancela Touriga Nacional Rosé:   de Portugal, tem uma coloração brilhante, é equilibrado e com agradável sensação de frescor em boca. Para harmonizar? Escolha charcutaria e queijos, embutidos ou queijos de massa mole.
  3. Claude Val Rosé:  um francês com acidez frutada, final limpo e suculento. Ótimo para harmonizar com um filé de linguado grelhado servido sobre musselina de camarões rosa. Ravioli com lagostins, abobrinha e cogumelos ao “jus de mer”.
  4. Veroni Rosé:  vinho vegano, equilibrado, em boca notas que persistem após o primeiro gole. Como é vegano é perfeito para pratos desta característica, além de peixes e Frutos do Mar, sushi e sashimi.
  5. Amitié Merlot Rosé: um vinho de Farroupilha, Serra Gaúcha. Em boca é equilibrado, com acidez média e corpo macio. Tem boa persistência e intensidade. Um rosé frutado e refrescante com ótima concentração de sabores. É ótimo para harmonizar com peixes e Frutos do Mar, pratos vegetarianos como massas com cogumelos e petiscos.

Agora que você sabe tudo sobre os vinhos rosés e como harmonizar é só escolher o rótulo que mais combina com o seu estilo e aproveitar o melhor da estação mais quente do ano.  Para manter seu rosé na temperatura ideal utilize nossos coolers térmicos!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *