Como ler o rótulo dos vinhos na Alemanha

por Roberta Malta Saldanha

Olá! Você sabia que o rótulo de um vinho traz informações básicas e importantes sobre o produto? Como sua procedência, o tipo de uva usado na sua produção, sua graduação alcoólica, entre outros… Porém, em cada país essa informação pode vir de formas diferentes.

Por isso, aqui no blog vamos contar um pouquinho sobre as peculiaridades dos rótulos dos vinhos ao redor do mundo. Hoje nossa viagem será à Alemanha!

Como ler o rótulo dos vinhos alemães

Tafelwein – TW (vinho de mesa): vinhos provenientes de qualquer país da União Europeia, engarrafado por um negociante alemão. De pouca qualidade e baixo teor alcoólico.

Deutscher Tafelwein – DTW (vinho de mesa alemão): vinhos baratos, elaborados com uvas alemãs e com teor alcoólico mínimo de 8,5%.

Landwein (vinho da região): vinhos provenientes de regiões alemãs autorizadas.

QbA – Qualitätswein bestimmter Anbaugebiete (Vinho de Qualidade das Melhores Regiões): vinhos produzidos em uma região delimitada. Trazem no rótulo a safra, a casta, a região e o produtor. É admitida a chaptalização do mosto e, em alguns casos, a Süssreserve (adição de mosto de uva ao vinho recém-fermentado), no processo de elaboração.

QgU – Qualitätswein garantierten Ursprungs (Vinho de Qualidade de Origem Garantida): vinhos produzidos em vila, distrito ou vinhedo específico. Essa categoria é pouco utilizada.

QmP – Qualitätswein mit Prädikat (Vinho de Qualidade com Predicados): congrega os grandes vinhos alemães, submetidos a rígidas normas, como a proibição da chaptalização. Os vinhos dessa classificação dividem-se em seis predicados ou subcategorias:

  • Kabinett – KT (Gabinete ou Reserva): vinhos leves, secos e de baixo teor alcoólico.
  • Spätlese – SL (Colheita Tardia): vinhos doces, elaborados com uvas colhidas tardiamente.
  • Auslese – AL (Colheita selecionada): vinhos produzidos com uvas maduras, selecionadas na própria videira, têm aroma e sabor intensos. São também elaborados os vinhos Auslese Trocken, mais secos e encorpados, com alto teor alcoólico.
  • Beernauslese – BA (Colheitas de Bagos Selecionados): vinhos produzidos com uvas supermaduras e geralmente atacadas pela Botrytis cinerea. São pouco alcoólicos, doces e podem durar mais de dez anos.
  • Trockenbeerenauslese – TBA (Colheita de Bagos Secos Selecionados ou Passificados): vinhos elaborados com uvas botritizadas quase secas. Os melhores da Alemanha. São muito doces e com teor alcoólico mínimo de 7%.
  • Eiswein – EW (Vinho do Gelo): vinhos raros e caros. São produzidos com uvas Beerenauslese colhidas congeladas; e Weihnachtlese ou Sankt Nikolaus Eiswein: vinhos raríssimos, assim chamados por serem elaborados com uvas colhidas no Dia de Natal.

Conheça a seleção especial de Vinhos Alemães feita por nossos sommeliers! 🍷

Quer conhecer um pouco da Alemanha além dos seus vinhos? Confira o post especial Nossa querida Germânia!

Fonte: Vinho: História, Particularidades e seus Destilados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *