Na Rota do Cristal (Parte II) – Post 2

por Eduarda D’Agostini

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati Edição 09 – Outono)

Vista Panorâmica de Viena

Gostou de conhecer o interior da Austria? Agora vamos conhecer sua bela capital!

A belíssima cidade de Viena é a capital do país. Ali, podemos encontrar tudo o que se espera em uma capital europeia: uma grande oferta turística. Seu centro histórico é compacto, porém encantador, repleto de antigas e grandiosas construções, museus, igrejas, lojas, praças, cafés e restaurantes. A cidade também conta com numerosas zonas verdes, como parques e jardins com espaços para lazer e descanso. Porém, por ser a capital, sabemos que o movimento turístico é muito mais intenso, por isso o passeio deve ser feito com tranquilidade e paciência e as visitas devem ser bem planejadas.


Palácios também não faltam. Ali, podemos visitar o Palácio de Hofburg, que fica no centro histórico, o Palácio Belvedere, que hoje acolhe uma galeria com belas coleções de arte e o Palácio Schonbrunn, pelo qual particularmente me apaixonei. Junto ao Palácio Shonbrunn há um jardim enorme e lindíssimo, desde sua parte alta é possível ter uma vista muito legal da cidade e, ainda junto ao palácio, também está o zoológico de Viena.

Sinônimo de arte e música, Viena é conhecida como a capital da Música Clássica europeia. Ali, compositores como Mozart e Beethoven deixaram sua marca. Hoje a oferta de música na cidade é grande, além de o famoso edifício da Ópera de Viena ser um dos mais prestigiados da Europa, a Orquestra Sinfônica da cidade também está entre as melhores do mundo. Já, para quem gosta de arte, a oferta é ainda maior. São diversos museus com coleções incríveis espalhados pela cidade e ainda há o bairro dos museus que concentra os principais.

E além dos tradicionais passeios, para quem for ficar mais dias é possível incluir no programa o show da cavalaria espanhola, um espetáculo coreografado com lindos cavalos adestrados. Também, se sobrar tempo, vale visitar o Prater, que fica no segundo distrito, um pouco afastado do centro. A zona é bem agradável para passear, além de opções de restaurantes, ainda é possível ir ao parque de diversões onde está a Wiener Riesenrad, a famosa roda gigante de Viena.

Gastronomia

O café estilo vienense é tão tradicional que entrou para a lista de Patrimônio Cultural da UNESCO. Por isso, as cafeterias estão sempre cheias, a qualquer hora do dia. Porém, atenção ao horário dos restaurantes. Na Áustria se come cedo, o almoço normalmente é servido entre às 12:00 e às 14:00, já o jantar começa às 18:30 e não se estende até muito tarde. O bom de Viena é que ali existem tanto os restaurantes tradicionais austríacos como também muitos restaurantes internacionais.

Aproveito para falar um pouco da gastronomia, na Áustria as comidas típicas são muito parecidas com as da República Tcheca (Revista Terroir Boccati Ed. 8), com influência Alemã e Húngara. O Goulash por exemplo, prato muito típico em Praga, em Viena é conhecido como Wiener Goulash, ou seja, Goulash Vienense, porém é o mesmo prato. E os demais, também são bem típicos alemães, como carne à milanesa, pratos à base de porto, acompanhamentos à base de batata, diversos tipos de linguiças e salsichas, entre outros.


Até as sobremesas seguem na mesma linha, a maioria à base de maçã, como o delicioso Apfelstrudel, por exemplo, também conhecido como Wiener Apfelstrudel, porém outra vez igual ao tradicional. Agora, um doce um pouco mais original austríaco, é o Sachertorte. Nada mais é que uma torta de chocolate, porém com toda a elegância e tradição dos cafés, especialmente vienenses. Não é uma torta de chocolate qualquer, ela completa uma experiência autêntica da cidade: ir à um café em Viena e pedir um Sachertorte.

Na Áustria, se bebe tanto vinhos como cervejas. As características são muito similares aos produtos do país vizinho Alemanha (Revista Terroir Boccati Ed. 6). No Brasil, são pouquíssimos os vinhos austríacos. Não é que o vinho em si não agrade ao nosso paladar, porém os nomes das uvas e as classificações em alemão complicam bastante o entendimento dos produtos e, por isso, são vinhos que ainda chegam pouco por aqui. Mas, o que importa é que são produtos de extrema qualidade e, com certeza, vale a pena provar muitos vinhos durante a viagem, especialmente porque, aqui no Brasil, temos poucas oportunidades para conhecer esse ótimo produto.

E, muito resumidamente, isso é um pouquinho do que é possível conhecer na Áustria. Apesar de ser um país conhecido, não está na lista tradicional de destinos europeus, porém na minha opinião vale a visita! É um local lindo, especialmente por suas belezas naturais e sua história mescladas em meio as cidades. Pretendo voltar assim que possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *