Vinho Primitivo

por Fabíola Canabarro Fabro

Se você é fã de vinhos italianos, com certeza vai gostar do que vamos falar hoje!

Já conhecemos um pouco mais sobre os incríveis terroirs da Itália no post Vinhos Italianos!

Se você ainda não conferiu, não perca tempo e conheça agora mesmo as principais regiões italianas quando o assunto é vinho de qualidade.

Mas, a estrela de hoje são os vinhos Primitivos! Densos, de coloração acentuada e bastante frutados, eles encantam os mais exigentes paladares ao redor do mundo. A Itália, como uma das maiores produtoras mundiais da bebida, conta com uma grande diversidade de uvas nativas e várias condições climáticas que favorecem a vitivinicultura. Esses fatores, levam os vinhos italianos a figurarem entre os melhores do mundo!

Cada região do país possui uma forma única de produzir o vinho, contando com diferentes combinações de solo, clima e modo de cultivo das uvas. Por conta disso, os sabores e aromas encontrados nos rótulos italianos podem ser tão distintos e únicos. Para falar dos Primitivos, primeiramente devemos conhecer a região de Puglia, localizada no sul do país.

Essa região é cercada por praias de águas rasas e azuis turquesa e possui paisagens de tirar o fôlego. Além de ser o litoral mais extenso da península italiana, Puglia se destaca pela produção de seus vinhedos e pela qualidade dos vinhos. Responsável por cerca de dezessete por cento de toda a produção de vinho italiano, a região conta com cerca de quatrocentos quilômetros de clima e solo propícios para o cultivo da uva.

A casta Primitivo é proveniente do sul de Puglia, mais especificamente de uma pequena região chamada Manduria. O cacho dessa uva é pequeno e alongado e os bagos são bem redondos. Os frutos têm uma casca fina e delicada enquanto que a polpa é doce, concentrando uma grande quantidade de açúcar.

Os vinhos produzidos a partir da Primitivo podem ter características bastante distintas, que variam de acordo com o modo de cultivo da fruta e o modo de produção da bebida. O estilo mais conhecido originado por essa uva é o tinto. Geralmente de corpo denso ou médio e com coloração escura e acidez entre média e alta. Os seus aromas carregam notas de frutas vermelhas e negras maduras e, com a evolução, é possível perceber nítidas presenças de especiarias. Em boca, são considerados intensos e fáceis de beber.

Outra característica marcante dos vinhos Primitivo é a boa longevidade e potencial de guarda. Além disso, não podemos deixar de mencionar que esses rótulos são excelentes companheiros da gastronomia regional. Esses rótulos são excelentes combinações para carnes vermelhas, assadas ou grelhadas, e pratos de temperos fortes ou apimentados. As massas, pizzas e lasanhas à bolognesa também são excelentes opções para servir com um bom Primitivo.

Está sem ideias para o cardápio? Calma, nós te ajudamos! Dá uma olhada neste post sobre Dica de Harmonização e confira uma deliciosa receita de Spaguetti a Carbonara para harmonizar perfeitamente com o seu Primitivo preferido e tornar a sua experiência ainda mais especial!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *